O FC Porto está a ser um dos clubes portugueses mais ativos no presente mercado de transferências de verão, mas Francesco Farioli, o homem eleito para suceder ao argentino Martín Anselmi no comando técnico da equipa principal, não se dá por satisfeito, pelo que deverá receber, pelo menos, mais uma 'prenda', nas próximas semanas.
De acordo com a edição deste domingo do jornal O Jogo, o italiano terá feito saber à direção liderada por André Villas-Boas que pretende contar com mais uma opção para o centro da defesa, depois de terem sido já confirmadas as saídas de Iván Marcano (que optou por colocar um ponto final na carreira, aos 38 anos de idade) e Otávio Ataíde (que partiu para o Paris FC, num negócio que valeu um encaixe financeiro inicial de 17 milhões de euros).
Dominik Prpic, de 21 anos de idade, foi adquirido ao Hajduk Split, a troco de 4,5 milhões de euros, mas não basta, uma vez que, pode ler-se, o ex-Ajax entende ser necessária uma solução de provas dadas, com experiência ao mais alto nível no futebol europeu, para atuar do lado esquerdo, ainda que não tenha, obrigatoriamente, de ser canhota.
Para o setor mais adiantado do terreno, têm vindo a ser apontadas diversas hipóteses, entre elas, Kevin Lómonaco, internacional sub-21 argentino que alinha ao serviço do Independiente. No entanto, não encaixa no perfil pretendido, visto que, por um lado, nunca jogou no Velho Continente, e, por outro, festejou o 23.º aniversário no passado mês de janeiro.
Outras posições podem ser reforçadas
No entanto, a SAD azul e branca pode não ficar por aqui. Ao Dragão, poderá chegar também um novo extremo-direito, para fazer face à venda de Gonçalo Borges ao Feyenoord, por dez milhões de euros, verba que pode ascender aos 11 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.
Na lista de compras do clube encontram-se, ainda, um lateral-esquerdo e um ponta-de-lança. No entanto, em todos estes casos, tal só será possível caso surjam oportunidades de negócio, até porque, é preciso não esquecer, já foram investidos mais de 80 milhões de euros desde a abertura desta janela.
Destes, 20 milhões de euros foram pagos por Victor Froholdt (ao Copenhaga), 15 milhões de euros por Gabri Veiga (ao Al-Ahli Jeddah), 15 milhões de euros por Alberto Costa (à Juventus), 13,3 milhões de euros por Borja Sainz (ao Norwich City), 13,3 milhões de euros por Nehuén Pérez (à Udinese, apór uma temporada de empréstimo) e 4,5 milhões de euros por Dominik Prpic (ao Hajduk Split). Já João Costa, regressou ao Dragão proveniente do Estrela da Amadora, por quantia não desvendada.
Em sentido inverso, foram vendidos Francisco Conceição (à Juventus, por 32 milhões de euros), Otávio Araíde (ao Paris FC, por 17 milhões de euros), João Mário (à Juventus, por 12,6 milhões de euros), Gonçalo Borges (ao Feyenoord, por dez milhões de euros) e Fran Navarro (ao Sporting de Braga, por 2,7 milhões de euros), totalizando perto de 75 milhões de euros, sem contar com os empréstimos de Samuel Portugal (ao Al-Okhdood) e Gabriel Veron (ao Juventude).
Leia Também: Parece (muito) difícil. FC Porto ensina dinamarquês com Victor Froholdt