Otávio está, ao que tudo indica, em vias de abandonar o Al Nassr, depois de ter sido (surpreendentemente) afastado pelo treinador português Jorge Jesus da lista de jogadores convocados para o estágio que a equipa já se encontra a realizar, na Áustria.
De acordo com informações adiantadas, este domingo, pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências, o Al-Qadisiyah já terá feito chegar uma proposta oficial, quer ao internacional luso, quer ao clube com o qual este tem contrato válido até junho do próximo ano de 2026.
Uma má notícia para... o FC Porto, que, nos últimos dias vinha a ponderar seriamente a possibilidade de avançar para a aquisição do jogador de 30 anos de idade, apenas dois anos depois de o ter vendido, precisamente, ao conjunto sediado em Riade, a troco de uma verba na ordem dos 60 milhões de euros.
O criativo natural de João Pessoa, no Brasil, terá, de resto, feito saber que, a dar-se a oportunidade de regressar ao futebol europeu, daria prioridade de um eventual regresso ao Estádio do Dragão, onde atuou, entre 2016 e 2023, somando um total de 31 golos e 68 assistências ao cabo de 283 jogos oficiais.
Pelo meio, conquistou, ainda, três títulos de campeão nacional, três Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga. Já no Al Nassr, acabou por não ter tido tanta felicidade, uma vez que, ainda que tenha alcançado um registo de 12 golos e 15 assistências em 84 partidas, não conseguiu juntar qualquer troféu ao palmarés pessoal.
Caso opte por dar continuidade à carreira na Arábia Saudita, Otávio terá em mãos a possibilidade de reforçar um plantel onde moram já várias 'caras conhecidas' do futebol europeu, como é o caso de Nacho Fernández (ex-Real Madrid), Koen Casteels (ex-Wolfsburgo) ou Mateo Retegui (ex-Atalanta).
🇸🇦 Al Qadsiah have sent official bid to Al Nassr for Otávio, negotiations underway.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 27, 2025
Otávio also received contract proposal for internal move at Saudi Pro League, ready to make his transfer happen. pic.twitter.com/M7zSKzGQ2h
Jorge Jesus 'desespera' por reforços
O Al Nassr irá dar o 'tiro de partida' na nova temporada já no próximo dia 19 de agosto, com o embate perante o Al-Ittihad Jeddah, relativo às meias finais da Supertaça da Arábia Saudita, que será disputada em Hong Kong. No entanto, a verdade é que, para já, as movimentações de mercado têm sido escassas.
Jorge Jesus ainda só pôde contar com as chegadas de Abdulmalik Al-Jaber (adquirido ao Zeljeznicar, por 1,8 milhões de euros) e Nader Al-Sharari (a 'custo zero', após terminar contrato com o Al-Shabab). Em sentido inverso, saíram Ali Lajami (para o Al Hilal, por 900 mil euros), Mohammed Hazazi (para o Al-Ittihad Jeddah, a 'custo zero') e Jhon Durán (para o Fenerbahçe, de José Mourinho, por empréstimo).
A expetativa é de que, nos próximos dias, o defeso comece a 'ganhar tração' em Riade, até porque, vale recordar, o Al Nassr já não sabe o que é ser campeão da Arábia Saudita desde a 'longínqua' temporada de 2018/19, então, sob as ordens do treinador português Rui Vitória. Um cenário que os também lusos Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo pretendem alterar, o mais rapidamente possível.
Leia Também: Jesus e Cristiano Ronaldo 'roubam' João Félix. Benfica desiste do negócio