Inglaterra acaba com sonho de Espanha e sagra-se bicampeã europeia

Carrasco da seleção portuguesa feminina nesta competição não conseguiu a melhor sobre a Inglaterra, que era a campeã europeia em título, e perdeu a hipótese de levantar o troféu pela primeira vez na sua história. Duelo resolveu-se nos penáltis.

BASEL, SWITZERLAND - JULY 27: Athenea del Castillo of Spain holds off a challenge from Alex Greenwood of England during the UEFA Women's EURO 2025 Final match between England and Spain at St. Jakob-Park on July 27, 2025 in Basel, Switzerland. (Photo by Ja

© Getty Images

Rodrigo Querido
27/07/2025 19:45 ‧ há 4 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Futebol feminino

Está encontrada a nova campeã europeia de futebol feminino. A seleção de Inglaterra voltou a conquistar, este domingo, o Campeonato da Europa da categoria, batendo na final da prova a congénere de Espanha nos penáltis, num jogo que aconteceu na cidade suíça de Basileia. As inglesas repetiram o título alcançado em 2022

 

Neste encontro decisivo estiveram duas equipas com histórias distintas na competição. De um lado havia a campeã europeia em título Inglaterra que mediu forças contra a seleção de Espanha, carrasco da equipa portuguesa na prova e que procurava o seu primeiro título neste Europeu feminino.

As duas seleções chegaram a esta final com vários minutos nas pernas, fruto de prolongamentos nos jogos das meias-finais, pelo que o critério ao longo de todo o tempo útil de jogo não foi o melhor.

A primeira metade da final contou com duas caras distintas. Numa primeira fase, a Inglaterra até entrou melhor na partida e conseguiu condicionar a saída de bola espanhola, ameaçando a baliza à guarda de Cata Coll num par de situações. Mas a Espanha acabou por 'acordar' e conseguiu chegar ao golo que valeu a abertura do marcador.

Numa altura em que o domínio espanhol era total, tanto com bola, como sem ela, a formação que é orientada por Montse Tomé desfez o nulo através de um golo de Mariona Caldentey, que respondeu a um cruzamento com conta, peso e medida de Ona Batlle com um cabeceamento fortíssimo que apenas terminou no fundo da baliza contrária.

Reação inglesa na segunda metade... e uma história que se repetiu

A perder no encontro, e em vias de ver fugir o que seria o segundo título consecutivo nesta competição, Inglaterra teve de correr atrás do prejuízo na segunda metade. As inglesas subiram no terreno e foram capazes de alcançar o golo do empate.

A turma de Sarina Wiegman regressou muito bem dos balneários e acabou por equilibrar as contas da partida. Foi por isso, sem surpresa, que as inglesas igualaram a contenda aos 56 minutos. Chloe Kelly recebeu a bola sobre a esquerda, puxou para o pé direito e cruzou para o coração da grande área espanhola. Alessia Russo saltou mais alto do que toda a gente e cabeceou para o fundo das redes de Cata Coll.

A partir do empate, o jogo tornou-se algo partido e foram-se sucedendo lances de perigo de parte a parte. Ainda assim, e à semelhança do que tinha acontecido na final de 2022, o jogo seguiu para prolongamento. Espanha esteve melhor nos 30 minutos de tempo extra, mas sem conseguir traduzir em golos essa superioridade. Por conta disso, a resolução do vencedor do encontro teve de ser feita com recurso ao desempate através de penáltis.

Depois do falhanço inicial de Beth Mead, que até teve de repetir a grande penalidade, Patri Guijarro deixou as espanholas a sonhar com um título que seria histórico. No entanto, o desacerto das hispânicas veio ao de cimo e as inglesas não perdoaram. Chloe Kelly, que já tinha sido a autora do penálti vencedor na edição anterior, voltou a marcar o remate certeiro que entregou o bicampeonato às britânicas.

Por seu turno, Sarina Wiegman parece estar a revelar-se uma selecionadora com queda para vencer em Europeus femininos. Depois de levar os Países Baixos ao lugar mais alto do pódio em 2017, a treinadora leva dois ceptros por Inglaterra. É, por isso, tricampeã em título.

Leia Também: Já há árbitra para a final do Europeu feminino entre Espanha e Inglaterra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi solidário com Bruma no Benfica: "Força, irmão..."

Benfica

Otamendi solidário com Bruma no Benfica: "Força, irmão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi alvo de multa de trânsito? É possível recorrer, saiba como

multas

Foi alvo de multa de trânsito? É possível recorrer, saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas