O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, lamentou, esta quarta-feira, a morte do antigo deputado e secretário de Estado José Junqueiro, um "colega de trato fácil e leal", apresentando condolências à família e ao Partido Socialista (PS).
"Partiu José Junqueiro. Conheci-o bem durante os anos em que fui deputado à Assembleia da República. Um político ativo e preparado, um colega de trato fácil e leal, com um amor incondicional a Viseu e a toda a região. Condolências à família e ao Partido Socialista", escreveu o social-democrata na rede social X (antigo Twitter).
De notar que o antigo dirigente e vice-presidente do grupo parlamentar do PS morreu hoje aos 72 anos, óbito que foi transmitido aos deputados pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, antes do período de votações.
"Acabei de ser informado que faleceu José Junqueiro, com quem tive o privilégio de ser também deputado em anteriores legislaturas. Assinalo as condolências ao PS e à sua família, certo que expresso o sentimento de pesar de toda a Assembleia da República", declarou José Pedro Aguiar-Branco.
Partiu José Junqueiro. Conheci-o bem durante os anos em que fui deputado à Assembleia da República. Um político activo e preparado, um colega de trato fácil e leal, com um amor incondicional a Viseu e a toda a região. Condolências à família e ao @psocialista . @JL_Carneiro
— Paulo Rangel (@PauloRangel_pt) July 16, 2025
PS lembra "carreira exemplar e multifacetada"
O PS já reagiu à morte e lembrou José Junqueiro como uma "figura política de relevo, de expressão nacional e local" que teve uma "carreira exemplar e multifacetada".
"Titular de uma carreira exemplar e multifacetada, soube agregar com êxito a ação política à docência universitária e foi uma figura política de relevo, de expressão nacional e local", lê-se num comunicado do PS publicado no sítio oficial do partido na internet.
O PS saudou "a grata memória que José Junqueiro deixa no seu seio" e manifestou à sua família e amigos as sentidas condolências.
José Junqueiro, antigo secretário de Estado, professor aposentado da Universidade de Aveiro, adepto do Sporting e antigo vereador na Câmara de Viseu, foi consecutivamente eleito deputado do PS entre 1995 e 2015, sempre pelo círculo de Viseu.
Entre outras funções políticas, José Junqueiro foi secretário de Estado da Administração Local (2009-2011) no segundo governo liderado por José Sócrates e secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) no segundo executivo de António Guterres.
Por várias vezes foi membro do Secretariado Nacional do PS, coordenador socialista na Comissão de Equipamento Social e liderou a Federação de Viseu.
Do ponto de vista político, no PS, José Junqueiro foi um dirigente socialista próximo primeiro da liderança de António Guterres entre 1992 e dezembro de 2001 e depois de António José Seguro entre 2011 e 2014.
Com a vitória de António Costa nas eleições primárias socialistas em setembro de 2014, em que derrotou António José Seguro, José Junqueiro deixou de ser candidato a deputado do PS após as eleições legislativas de 2015 e afastou-se da primeira linha da vida política.
Leia Também: José Junqueiro. Marcelo apresenta condolências à família e ao PS