A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou a suspensão imediata da comercialização de um lote do medicamento do medicamento Telmisartan Alter Genéricos, 80 mg, na sequência de uma recolha voluntária pela empresa Alter Genéricos – Comercialização de Produtos Genéricos Lda.
Em causa, refere o Infarmed, está o facto de terem sido detetados valores fora de especificação no ensaio de dissolução, durante os estudos de estabilidade.
Em causa está o Lote n.º A001A, com validade até fevereiro de 2027.
"A empresa Alter Genéricos – Comercialização de Produtos Genéricos Lda. irá proceder à recolha voluntária do Lote nº A001A, prazo de validade 02/2027 do medicamento Telmisartan Alter Genéricos, 80 mg, nº de registo 5439773- apresentação de 28 comprimidos, por terem sido detetados valores fora de especificação no ensaio de dissolução, durante os estudos de estabilidade", lê.se numa circular informativa datada de 14 de julho e divulgada no dia 15.
Face ao sucedido, o Indarmed determinou "a suspensão imediata da comercialização deste lote".
Face ao exposto, a autoridade alerta que as entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
Já os s doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes não devem interromper o tratamento e, logo que possível, devem contactar o médico para substituir por outro lote ou um medicamento alternativo".
Note-se que o medicamento em questão é utilizado para tratar a hipertensão (pressão arterial elevada) essencial. Tal como explico o seu folheto informativo, "essencial" significa que a pressão arterial elevada não é causada por nenhuma outra condição.
Além disso, é também utilizado para a redução de acontecimentos cardiovasculares, como ataque cardíaco ou AVC, em doentes que estão em risco.
Leia Também: Infarmed proíbe substância TPO em cosméticos: O que precisa de saber