Autoridade Marítima deteta "onda de calor marinha" no Algarve

Uma boia colocada no oceano ao largo de Faro registou temperaturas da superfície do mar "significativamente superiores" à média dos últimos 20 anos, o que indica uma "onda de calor marinha", informou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Armação de Pêra, praia, algarve, sol, verão

© Global Imagens

Lusa
15/07/2025 15:14 ‧ há 7 horas por Lusa

País

AMN

"Estes valores indicam a ocorrência de um fenómeno extremo denominado 'onda de calor marinha'", lê-se num comunicado da AMN.

 

Segundo esta instituição, entre 28 de junho e 09 de julho de 2025, a boia de Faro Costeira, que faz parte da rede nacional de monitorização oceânica do Instituto Hidrográfico (MONIZEE), registou temperaturas da superfície do mar "significativamente superiores à média dos últimos 20 anos".

Nesta "onda de calor marinha" chegou a ser registada a temperatura de 25,1º Celsius.

Considera-se uma "onda de calor marinha" se a temperatura diária do mar ultrapassar, durante pelo menos cinco dias consecutivos, um limite estatístico elevado, chamado percentil 90 da temperatura média para aquela região e altura do ano.

Segundo a autoridade responsável pela segurança e controlo da navegação e pela preservação e proteção dos recursos naturais, isto significa que as temperaturas observadas em Faro, no período referido, estão "entre as 10% mais elevadas de todas as registadas nas últimas duas décadas".

"Neste caso, a temperatura diária da água do mar registada em Faro ultrapassou em mais de 5°C o percentil 90, correspondendo à categoria de onda de calor marinha considerada extrema", conclui a AMN.

A temperatura média foi determinada a partir de registos recolhidos em Faro ao longo dos últimos 20 anos (2004--2024), servindo de referência para identificar eventos de onda de calor marinha.

Leia Também: Sol volta a brilhar e temperatura aumenta. Vêm aí dias quentes (e avisos)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas