Um grupo de pescadores salvou seis golfinhos salvaram seis golfinhos que se encontravam em dificuldades, no domingo, na Praia da Leirosa, na Figueira da Foz.
De acordo com a publicação partilhada na página do Facebook do 'Arte Xávega - Praia da Leirosa', tudo aconteceu quando os animais foram à procura de comida.
"Esta espécie de golfinho, conhecida como golfinho-comum, é um animal mamífero, logo ficam algum tempo fora de água para respirar", começa por escrever o grupo de pescadores do distrito de Coimbra, que adianta que os animais "foram à procura de alimento (peixe) e entraram dentro do saco da rede (mesmo na beira da praia)."
"Parámos a faina e cortámos a rede para os salvar, mesmo sabendo que podíamos perder parte do pescado", lê-se ainda na publicação, que é ainda acompanha de imagens do momento, tal como pode ver abaixo (e também na galeria acima).
Segundo o grupo, que pesca de forma artesanal, com recurso a uma rede de cerco, "tudo acabou bem e os seus golfinhos seguiram o seu caminho."
"Somos pescadores, mas respeitamos o mar - e sabemos distinguir entre pescar e causar sofrimento desnecessário", rematam.
Nas imagens que pode ver acima é possível ver que na praia na Figueira da Foz estavam várias pessoas, e que houve um esforço conjunto para libertar os animais.
As visitas em águas próximas
Este tipo de visitas, que pode surpreender os visitantes de praias - e às vezes até quem passeia à beira-rio -, acontece de vez em quando.
Um dos casos mais recentes relacionados com o avistamento destes animais aconteceu em maio, na Praia da Foz do Arelho, região de Leiria. Em causa estava um golfinho que foi encontrado "em dificuldades" na lagoa, situação para a qual foram acionados os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.
Os operacionais enviaram para o local uma equipa apoiada por um meio de salvamento aquático, para proceder à missão, contudo, à chegada, "confirmou-se não existir necessidade" da intervenção, uma vez que os esforços presentes no local ajudaram a devolver "o animal à água".
"Esta ocorrência teve um final feliz, tendo o golfinho seguido o seu trajeto", realçaram os Bombeiros de Caldas da Rainha numa publicação nas redes sociais.
Já em janeiro deste ano, também foram avistados no Tejo estes animais: apesar de estes animais não se encontrarem em dificuldades com os casos acima contados, o acontecimento 'mereceu' uma publicação por parte do Regimento de Sapadores de Bombeiros.
"Os golfinhos voltaram ao Tejo!", apontaram os operacionais uma publicação no Facebook. As imagens destes animais a 'passear' no Tejo podem ser recordadas aqui.
Note-se que o aparecimento de golfinhos no Tejo vai acontecendo de vez em quando, com já no ano passado os animais a serem gravados no rio, mas da perspetiva de quem estava no Barreiro.
"Alegria", "maravilhoso", "quem me dera ter presenciado", "mágico" e "lindo" eram alguns comentários que se podem ler nas redes sociais.
Leia Também: Há um novo golfinho no zoo de Chicago. Não nasciam crias há 10 anos