UE? "Silêncio perante o genocídio constituem cumplicidade"

Um total de 58 antigos embaixadores de países da União Europeia (UE) acusaram hoje as instituições europeias de cumplicidade com Israel pelo silêncio perante "o genocídio" na Faixa de Gaza.

uniao europeia, bandeira, UE

© Reuters

Lusa
31/07/2025 18:59 ‧ ontem por Lusa

Mundo

União Europeia

"O mundo recordará como a UE e os seus Estados-Membros responderam a esta catástrofe trágica. O silêncio e a neutralidade perante o genocídio constituem cumplicidade. A inação encoraja os perpetradores e trai todos os princípios que a União e os seus Estados-membros dizem defender", numa carta inicialmente divulgada pelo POLITICO.

 

O grupo de antigos diplomatas, que não inclui nenhum português, considerou que a UE "é testemunha do espetáculo horrível que Israel está a levar a cabo, todos os dias, os crimes atrozes contra a população palestiniana, sobretudo em Gaza, mas também na Cisjordânia ocupada", e que ""equivale a uma campanha sistemática de brutalização e desumanização".

O Governo israelita de Benjamin Netanyahu está a "levar a cabo uma implacável campanha de violência de destruição" no enclave palestiniano, acusaram, enquanto condenaram os militares das Forças de Defesa de Israel pelo homicídio de "dezenas de milhares de crianças" e pelos "bombardeamentos indiscriminados".

A ofensiva contra Gaza começou depois dos ataques grupo islamita palestiniano Hamas, que controla o enclave, em 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, que causaram cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

Os ataques já provocaram mais de 60 mil mortos, a destruição de quase todas as infraestruturas de Gaza e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.

Israel também impôs um bloqueio à entrega de ajuda humanitária no enclave, onde mais de 150 pessoas já morreram de desnutrição e fome, a maioria crianças.

Leia Também: Livre diz que decisão de reconhecer Palestina "é necessária, mas tardia"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas