Um avião da companhia aérea Southwest Airlines foi obrigado a fazer uma "manobra agressiva" para evitar a colisão com uma aeronave militar, um Hawker Hunter, na sexta-feira, dia 25 de julho. Dois comissários de bordo ficaram feridos.
Explica o The New York Times que a manobra - uma descida abrupta - aconteceu pouco depois de o avião ter levantado voo do aeroporto de Hollywood Burbank, no sul da Califórnia, após o cockpit ser alertado para um outro avião que se encontrava próximo, sendo que foram acionados dois alertas do sistema de prevenção de colisão.
"A tripulação do voo Southwest 1496 respondeu a dois alertas de tráfego na sexta-feira à tarde. Para os cumprir, é exigido que o avião suba ou desça", refere o comunicado Southwest Airlines, citado pelo jornal nova-iorquino.
O comunicado dá ainda conta de que dois comissários de bordo ficaram feridos, mas não revela a gravidade dos ferimentos. Adianta também que nenhum passageiro sofreu qualquer lesão.
A Southwest flight rapidly descended 475 feet to avoid another plane on Friday, according to flight tracking data and passengers on the plane.https://t.co/lZ61zIbeCS pic.twitter.com/gAemAJlRBE
— ABC News (@ABC) July 25, 2025
Não tardaram também a surgir várias reações nas redes sociais de passageiros que se encontravam no voo com destino a Las Vegas. Por exemplo, na rede social X (antigo Twitter), o comediante Jimmy Dore escreveu: "O piloto teve de 'mergulhar' de forma agressiva para evitar uma colisão aérea. Eu e muitas pessoas voámos dos nossos assentos e batemos com as cabeças no teto".
O comediante acrescentou também que "um dos comissários de bordo precisou de atendimento médico" e que o piloto disse que recebeu "surgiu um aviso de colisão e que precisava de evitar o avião que vinha naquela direção".
Just now on SW Flight #1496 Burbank to Las Vegas.
— Jimmy Dore (@jimmy_dore) July 25, 2025
Pilot had to dive aggressively to avoid midair collision over Burbank airport.
Myself & Plenty of people flew out of their seats & bumped heads on ceiling, a flight attendant needed medical attention.
Pilot said his collision…
"Estou no voo 1496 da Southwest para Las Vegas. O nosso avião precisou de 'mergulhar' cerca de 304 metros para evitar uma colisão", escreveu um outro passageiro.
@CNN @DavidMuir I’m on Southwest flight 1496 to Vegas right now. Our plane just dove 1000’s of feet to avoid a collision over Burbank Airport. Another @DOGE_FAA screw up almost cost the lives of the 150+ people on board. #FAA #southwest
— Steve U. (@SteveFrancis_20) July 25, 2025
Na sexta-feira, um porta-voz do aeroporto disse, em resposta ao The New York Times, que não havia a indicação de uma quase falha no espaço aéreo acima do aeroporto, contradizendo as declarações de alguns passageiros nas redes sociais.
A Administração Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês) informou que o incidente está a ser investigado e acrescentou "que garantir a segurança de todo no sistema de espaço aéreo nacional continua a ser prioridade".
Recorde-se que, no dia 18 de julho, um avião regional da Delta, operado pela SkyWest Airlines, também foi obrigado a fazer uma "manobra agressiva" para evitar uma colisão com um avião bombardeiro B-52.
A Força Aérea encontra-se a investigar o sucedido.
Leia Também: Motor de avião incendeia-se após descolar em Los Angeles. Veja o momento