O candidato democrata ao Congresso do Texas, Isaiah Martin, foi retirado à força e detido durante uma audiência sobre a redistribuição de distritos, no Capitólio do Estado do Texas, na passada quinta-feira.
"É uma vergonha. Deviam todos envergonhar-se", gritou Isaiah Martin. No vídeo acima, pode ver o momento em que o democrata é agarrado, chegando mesmo a cair.
Isaiah Martin estava a opor-se à redistribuição dos distritos, quando ultrapassou o limite de dois minutos. O membro da Câmara de Representantes do Texas, Cody Vasut, que presidia a audiência, pediu para que o democrata fosse retirado da sala.
Segundo o The Hills, na sexta-feira, o irmão do democrata adiantou que as acusações feitas contra Isaiah - perturbação, invasão e resistência - foram retiradas e que ele iria ser libertado nesse dia.
I’M FREE!!!!!!!
— Isaiah Martin (@isaiahrmartin) July 26, 2025
Mais tarde, já em liberdade, Isaiah Martin partilhou um vídeo onde afirma que os republicanos o 'atiraram' para a cadeia por ter tido a "audácia de falar" contra o redistribuição de distritos.
The Republican Party threw me in jail because I had the audacity to speak up pic.twitter.com/E2VApKHWgO
— Isaiah Martin (@isaiahrmartin) July 26, 2025
De notar que Isaiah Martin está a concorrer a uma eleição 'especial', que acontecerá em novembro, para ocupar o lugar deixado pelo membro democrata da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Sylvester Turner, que morreu em março.
No dia 24 de julho, Isaiah Martin tinha partilhado na rede social X (antigo Twitter) "redesenhar o Texas sem uma resposta", dizendo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estava "fora de si".
Donald Trump *thought* he could gerrymander Texas MID DECADE without a response
— Isaiah Martin (@isaiahrmartin) July 24, 2025
Out of his mind
Blue states will now RUTHLESSLY gerrymander out Republicans to counteract this insanity. If rules are good for Republicans, they’re good for us!
Audacity is how we’ll win this WAR!!
Leia Também: Pacote legislativo de Trump agrava défice dos EUA em 2,9 biliões de euros