Exército israelita ataca alvos do Hezbollah no Líbano

O exército israelita anunciou hoje ter atacado alvos do grupo militar xiita libanês Hezbollah no Vale do Bekaa, no leste do Líbano, apesar de um acordo de cessar-fogo estar em vigor desde novembro.

libano, ataque israel

© Getty Images

Lusa
15/07/2025 09:53 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Aviões da Força Aérea, guiados por inteligência militar e pelo Comando Norte, começaram a atacar vários alvos terroristas da organização terrorista Hezbollah na região de Bekaa, no Líbano", afirmaram os militares em comunicado, referindo-se aos "acampamentos militares" da "Força Radwan", a unidade militar de elite do Hezbollah.

 

Israel tem realizado vários ataques no sul do Líbano nos últimos dias contra alegados armazéns e infraestruturas do Hezbollah, alegando ser "uma missão defensiva na fronteira libanesa para proteger a segurança dos cidadãos do Estado de Israel e eliminar qualquer ameaça ao território do país".

Na sexta-feira, o Presidente do Líbano pediu a Israel que se retire dos cinco pontos que ocupa no sul do Líbano, alegando que a sua presença "impede a deslocação do exército para a fronteira".

O acordo de cessar-fogo que pôs fim à guerra entre o Hezbollah pró-iraniano e Israel, em novembro, estipula que apenas o exército libanês e as forças de manutenção da paz devem ser destacados para o sul do país.

Joseph Aoun rejeitou, por isso, qualquer normalização das relações com Israel, como tinha pedido Telavive, explicando que primeiro é preciso haver paz.

Os militares israelitas justificam estes ataques contra o Líbano com a necessidade de fazer frente às atividades do Hezbollah, não considerando, por isso, que constituam violações do cessar-fogo

No entanto, Beirute e o Hezbollah criticaram estas ações, também condenadas pelas Nações Unidas.

Leia Também: Líbano desmantela "um dos maiores laboratórios" de produção de 'captagon'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas