Crédito pessoal cresceu em Portugal 21,3% no primeiro trimestre

Portugal registou, no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 21,3% no crédito pessoal, tendo sido "dos países que mais cresceu no crédito ao consumo", segundo dados da Eurofinas, federação que representa as empresas europeias do setor.

Sonae Capital reduz prejuízos para 3,26 milhões de euros em 2018

© Lusa

Alexandra Noronha
07/08/2025 13:56 ‧ há 2 horas por Alexandra Noronha

Economia

Eurofinas

De acordo com a informação da entidade, da qual a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) é associada, "face ao 1.º trimestre de 2024, Portugal registou, no crédito pessoal, um crescimento de 21,3%".

 

Num comunicado da ASFAC lê-se ainda que no 'revolving' e cartões de crédito "essa subida foi de 9,3% e no crédito ao consumo total (excluindo crédito automóvel) subiu 12,8%".

Tendo em conta estes dados, "Portugal foi dos países que mais cresceu no crédito ao consumo", indicou, salientando que "nos segmentos do crédito pessoal, 'revolving' e cartões de crédito e no crédito ao consumo total (excluindo crédito automóvel)", o país aparece sempre entre os três "que registaram os valores mais elevados".

Já no crédito automóvel, "ocupa o quarto lugar nos veículos novos e o sexto no total de novos e usados".

Em termos globais, a associação destacou que a produção de crédito aos consumidores nos países da Eurofinas "registou um crescimento de 5,5%" face ao período homólogo.

A subida deveu-se, sobretudo, aos segmentos de crédito a veículos novos (+11,8%) e de crédito pessoal (+10,1%).

Já nos veículos novos "o país que registou a maior subida foi a Turquia (+61,7%), seguindo-se Marrocos (+52,6%) e a Dinamarca (+32,2%).

Portugal, com 21,9%, aparece na quarta posição", sendo que quanto aos veículos usados, "a República Checa liderou (+18,6%), seguindo-se a Dinamarca (+12,5%) e a Itália (+6,8%)", rematou.

Leia Também: Quanto tempo demora um crédito pessoal a ser aprovado?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas