Às 18h00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1541 dólares, quando na segunda-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1600 dólares.
O euro também cedeu em comparação com a libra e com o iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1533 dólares.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou hoje a previsão de crescimento da zona euro em 2025 para 1%, graças a um desempenho mais positivo das exportações da economia irlandesa.
No relatório sobre as perspetivas para a economia mundial, hoje divulgado, o FMI reviu em alta a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da economia da moeda única em 0,2 pontos percentuais em relação à previsão feita em abril, que era de 0,8%.
A melhoria, explicou a instituição, "é em grande parte impulsionada pelo forte resultado do PIB da Irlanda no primeiro trimestre do ano".
O FMI também reviu hoje em alta as previsões de crescimento mundiais para o corrente ano e para 2026, antecipando uma variação de 3% para este ano e de 3,1% para o próximo.
Segundo a instituição, a trajetória reflete em particular quatro efeitos: um crescimento económico "mais forte do que o previsto" no início do ano, antes da entrada em vigor dos novos direitos aduaneiros anunciados pelos Estados Unidos da América (EUA) e da resposta dos parceiros comerciais; a aplicação de "taxas médias efetivas nos direitos aduaneiros dos EUA inferiores às anunciadas em abril"; uma melhoria "das condições financeiras, nomeadamente devido a um dólar norte-americano mais fraco"; e a existência de "expansão orçamental" nalgumas das principais economias.
Divisas.................hoje..............segunda-feira
Euro/dólar..............1,1541.................1,1600
Euro/libra..............0,86528................0,86704
Euro/iene...............171,47................172,24
Dólar/iene..............148,57................148,49
Leia Também: João Veiga Anjos é o novo administrador financeiro do Santander Portugal