Nicolas Otamendi voltou a ser convocado para os jogos da Argentina para a fase de qualificação para o Mundial 2026, anunciou, esta segunda-feira, a Federação Argentina de Futebol.
A pré-lista de 31 jogadores, com Lionel Messi à cabeça, tem várias novidades, sendo uma delas a inclusão de Alan Varela, do FC Porto. O médio faz a estreia na lista de convocados e espreita a oportunidade de fazer o primeiro jogo pelos atuais campeões do Mundo.
Recorde-se que a Argentina já assegurou a presença no Mundial'2026, que terá lugar nos Estados Unidos da América, México e Canadá.
Depois de um fraco desempenho na época passada, Alan Varela, de 24 anos, parece estar de volta aos tempos em que se fez notar com Sérgio Conceição no comando técnico dos dragões.
Agora sob a liderança de Francesco Farioli, o jogador é visto como uma das peças imprescindíveis no xadrez do técnico italiano, tendo demonstrado serviço neste arranque de temporada. O 4x3x3 também beneficia as qualidades do argentino, que joga na posição 6, sendo um dos elementos de ligação na primeira fase de construção.
A chamada de Alan Varela à Argentina também é do agrado da SAD azul e branca, presidida por André Villas-Boas, que reconhece qualidade num dos capitães de equipa. Recorde-se que o ex-Boca Juniors renovou recentemente contrato com o FC Porto até junho de 2030 e está avaliado em 32 milhões de euros, de acordo com o site Transfermarkt, site especializado em valores de mercado de jogadores de futebol.
Além de Otamendi, um dos habituais convocados, e Alan Varela, nota para a presença de outro jogador com ligação a Portugal. Marcus Acuna, ex-Sporting, regressa à seleção. O último jogo do campeão do Mundo com a albiceleste foi a 10 de setembro de 2024.
Outra das grandes novidades prende-se com a inclusão de Facu López, avançado do Palmeiras, liderado pelo português Abel Ferreira. Uma das principais ausências é a de Enzo Fernández, campeão do Mundo por seleções e por clubes, ao serviço do Chelsea.
A Argentina, líder do agrupamento, entra em ação no dia 5 de setembro, com a receção à Venezuela, na sétima posição e ainda a lutar pela qualificação para o Mundial. Cinco dias depois, a comitiva desloca-se ao reduto do vice-líder Equador, presente na próxima edição do Campeonato do Mundo.
Leia Também: Lua de mel no Sporting. Mangas e Suárez destacam estreia em Alvalade