A expectativa era enorme em torno do jogo de cartaz da jornada inaugural da Premier League, mas só um clube saiu a sorrir. O Arsenal venceu o Manchester United (0-1), este domingo, numa deslocação até Old Trafford que pontuou a estreia oficial de Viktor Gyokeres, ele que, apesar de ter estado 'apagado', acabou por sorrir perante Ruben Amorim.
Num jogo que contou com uma homenagem arrepiante a Diogo Jota e André Silva, o jovem treinador ex-Sporting apostou nos portugueses Bruno Fernandes e Diodo Dalot no onze inicial. Do outro lado, Mikel Arteta não hesitou em apostar na titularidade do internacional sueco, após uma longa (e mediática) novela de mercado, em torno da sua mudança de Alvalade para o clube londrino.
Praticamente na primeira grande ocasião de golo, os gunners foram felizes e tal momento seria suficiente para confirmar a conquista dos três pontos. Aos 13 minutos, na sequência da cobrança de um pontapé de canto, Riccardo Calafiori apareceu ao segundo poste e aproveitou um mau alívio de Altay Bayindir para atirar para o fundo das redes, embora o lance tenha sido prontamente alvo de protestos.
Já depois de ter ficado mal na fotografia, o guardião da equipa de Ruben Amorim ficou a queixar-se de uma falta de William Saliba na pequena área, que terá influenciado o seu toque comprometedor na bola, porém, num lance com vários empurrões à mistura, o VAR nada disse e o golo foi validado.
O Manchester United sabia que era imperativo reagir e, até ao intervalo, foi somando lances de perigo, desde a bola enviada por Patrick Dorgu ao poste da baliza de David Raya às investidas dos reforços Bryan Mbeumo e de Matheus Cunha, sendo que este último ainda testou as luvas do guardião espanhol.
Na reta inicial de uma segunda parte em que os red devils foram os únicos a criar perigo, Diogo Dalot foi o primeiro 'sacrificado' para dar lugar a Amad Diallo, sendo que, do outro lado, o 'apagado' Viktor Gyokeres foi também o primeiro jogador a ser substituído por Mikel Arteta, que lançou Kai Havertz para a frente de ataque dos londrinos.
Jogadores como Manuel Ugarte, Benjamin Sesko e Harry Maguire também foram lançados por Ruben Amorim, mas a bola teimou em não entrar, quer pela ineficácia de Mbeumo (por duas vezes), quer pela grande exibição de Raya entre os postes, até que chegou o apito final.
Desta forma, o Manchester United arranca a nova edição da Premier League com uma derrota caseira e vê o rival Arsenal somar os primeiros três pontos, juntando-se a Manchester City, Sunderland, Tottenham, Liverpool e Nottingham Forest no topo da tabela.
[Notícia atualizada às 18h31]
Leia Também: Dos aplausos ao silêncio total. Diogo Jota recordado no United-Arsenal