Mais um triunfo fácil para o Sporting neste arranque da I Liga. Os leões parecem estar cada vez mais adaptados às novas ideias do técnico Rui Borges e o Arouca foi, este domingo, a mais recente vítima, pagando caro (derrota por 6-0) o facto de jogarem em inferioridade numérica em Alvalade, a partir do minuto 27.
Os leões contaram com duas novidades no onze, casos de Debast e Ricardo Mangas para os lugares dos lesionados Diomande e Maxi Araújo. A resistência arouquense durou apenas 20 minutos, altura em que Ricardo Mangas inaugurou o marcador. Estreia de sonho para o defesa-esquerdo na sua nova 'casa'.
Aos 27', Nandinho dificultou ainda mais o jogo para os visitantes, após ver o vermelho direto, após uma entrada grosseira sobre as costas de Gonçalo Inácio. Luis Suárez (31') assumiu a responsabilidade de cobrar a grande penalidade e seguiu os passos de Ricardo Mangas, tendo feito o primeiro golo de leão ao peito. Em cima do intervalo, aos 45', Trincão assinou o 3-0.
A segunda parte continuou a pertencer aos reforços dos bicampeões nacionais, com Ricargo Mangas (50') e Luis Suárez (62') a bisarem na partida. Trincão (76') também assinou o segundo golo da conta pessoal e selou as contas da partida.
O Sporting assumiu, à condição, o primeiro lugar da classificação, com 6 pontos, beneficiando do número de golos, em relação ao Moreirense, Famalicão e Sporting de Braga.
Vamos então as notas da partida
Figura
Luis Suárez assumiu o papel de maior destaque no encontro, não só pelos dois golos que ajudaram o confortável triunfo do Sporting, como pela capacidade de pressão sobre o portador da bola. O avançado colombiano, de 27 anos, foi uma das unidades mais importantes nas transições e despediu-se sob uma enorme salva de palmas dos adeptos leoninos, cada vez mais rendidos ao camisola 97.
Surpresa
Que bela estreia de Ricardo Mangas em Alvalade. O defesa-esquerdo português, de 27 anos, assumiu a titularidade e surpreendeu os adeptos com o lado menos conhecido: o goleador. Igualou o registo da época passada e sente-se à vontade nas ideias de Rui Borges com quem trabalhou no Vitória SC, antes da mudança para o Spartak Moscovo, da Rússia.
Desilusão
Enquanto esteve em campo, o avançado Nandinho não conseguiu dar uma verdadeira luta aos defesas-centrais Debast e Gonçalo Inácio. O avançado uruguaio, de 23 anos, borrou a pintura ao minuto 27, com um pontapé involuntário na zona das costas de Gonçalo Inácio. Recebeu ordem de expulsão e complicou ainda mais o jogo para o Arouca.
Treinadores
Rui Borges é um técnico feliz com o plantel à disposição. As características do jogadores permitem várias dinâmicas, quer por zonas interiores, quer a explorar a largura. O Sporting apresenta um jogo imprevisível e a derrota (0-1) na Supertaça, frente ao Benfica, está completamente ultrapassada. O foco é o tricampeonato e a equipa tem deixado claros sinais que vai lutar arduamente pelo objetivo.
Vasco Seabra tentou apresentar uma equipa fiel à imagem do treinador: pressionante e sem receio de ter a bola. No entanto, qualquer estratégia fica condicionada com menos um jogador em campo. O Arouca sofreu um duro castigo, mas este jogo não evidenciou a real qualidade do conjunto nortenho.
Árbitro
Hélder Malheiro acabou por decidir bem no momento capital da partida, ao expulsar Nandinho, com recurso ao vídeo árbitro. O juiz da AF Lisboa foi ver o lance e acertou na hora de decidir.
Leia Também: De bis em bis, veja os seis golos da vitória do Sporting frente ao Arouca
Leia Também: Vasco Seabra taxativo: "Jogo acaba por ficar estragado após expulsão..."
Leia Também: "Pedi à equipa o maior respeito pelo adversário e por nós mesmos..."