O rendimento de Richard Ríos desde que chegou ao Benfica não tem sido o esperado quando os dirigentes encarnados pagaram cerca de 27 milhões de euros pelo médio ao Palmeiras, dado que tem sido um dos membros da equipa de Bruno Lage que mais vezes perde a posse de bola e mais passes erra.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, José Manuel Capristano abordou a polémica presença do médio colombiano num festival na noite anterior ao jogo, assim como a sua exibição frente ao Estrela da Amadora.
O ex-candidato às eleições presidenciais do Benfica ainda analisou a exibição coletiva dos encarnados no passado sábado, apesar da vitória conquistada na estreia da I Liga.
Polémica presença no Sol da Caparica 'ignorada'
"Não acho que tenha tido muito impacto. Por uma razão muito simples. Não foi só o Ríos que esteve mal frente ao Estrela, foram todos. Tirando um ou outro que jogaram minimamente bem, todos estiveram mal. E que eu saiba, a esse festival só foi o Ríos. Até foi autorizado pela direção e chegou a casa a horas plausíveis para um jogador de futebol", começou por dizer José Manuel Capristano.
"O Benfica jogou mal, eu estava a ver o jogo angustiado e a pedir a Deus que acabasse depressa. Não teve ponta por onde se pegasse. Os jogadores que têm brilhado nos jogos anteriores, desta vez,, foram uma nulidade, uma frustação completa. Quando é um ou outro a jogar abaixo das possibilidades ainda se recupera, agora quando são todos, ou quase todos a jogar mal... Até o guarda-redes defende uma bola para a frente, que é contra todas as regras do futebol, e só não é golo porque Deus não quis", continuou.
"Ainda que o Benfica também tenha perdido várias ocasiões de golo, não sei quem perdeu mais. Uma equipa com o plantel do Benfica não pode sofrer tanto como sofreu contra o Estrela da Amadora. Eles perderam umas duas ou três oportunidades de baliza aberta e só com manifesta sorte, graças a Deus, é que o Benfica conseguiu passar. No entanto, também há uma grande penalidade que ninguém fala sobre o Otamendi que não é marcada e pelos vistos os comentadores só falam do Ríos e da ida ao festival. Em vez de falarem num penálti escandaloso logo ao início da partida", atirou o antigo candidato à presidência do clube da Luz.
Rendimento de Ríos é fruto de adaptação em andamento
A quantia gasta neste reforço de renome na América do Sul acaba por colocar alguma pressão e expectativa no internacional colombiano de 25 anos. O começo frente ao Sporting, na Supertaça, foi promissor, mas os restantes jogos não deram bons indicadores ao jogador que ficou com uma cláusula de rescisão avaliada em cerca de 100 milhões de euros.
"Se Ríos pode dar mais? Acredito que sim. Há muitos jogadores a chegar da América do Sul que não se adaptam ao futebol europeu tão depressa e que demoram mais tempo nessa adaptação. Este poderá ser um desses casos. A qualidade do Ríos é reconhecida internacionalmente e o Benfica contrata-o com base na capacidade do jogador, pelo que acredito que isto seja uma nuvem passageira, admito que ele demore mais tempo que outros em se adaptar ao futebol do Benfica. É tudo novo, clube, treinador, país... Na Europa o futebol é mais rápido. Tenho esperança que recuperará deste mau momento", adiantou.
"Flop? Isso está fora de questão. A qualidade do jogador é inegável, portanto, o que está em causa é que realmente ainda não se enquadrou nem chegou ao seu nível. Estou convencido que, com a classe que ele tem, se irá adaptar e tornar-se um jogador de mão cheia", disse José Manuel Capristano.
"Acho que Bruno Lage é que sabe as suas decisões e se Ríos estará em condições para ir a jogo frente ao Fenerbahçe. Tenho esperança que o Benfica dê resposta em Istambul, num ambiente terrível, que é mesmo um verdadeiro inferno. Que os jogadores do Benfica consigam ultrapassar isso e tragam para Lisboa uma vitória", rematou.
A discussão na Europa frente ao Fenerbahçe acontece já na quarta-feira em Istambul, na Turquia, a contar para a primeira mão do playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões, naquela que é a última 'barreira' para chegar à fase onde o Sporting já se encontra na prova milionária.
Leia Também: Benfica vestiu fato macaco e teve 'linha de salvamento' dada por Pavlidis