O único ponto de contacto de um automóvel com o solo são os quatro pneus - que, por isso mesmo, têm de estar sempre em condições ideais de funcionamento. E isso exige a mudança quando o desgaste e estado geral já estão desadequados.
Na altura de selecionar pneus novos, podem existir algumas dúvidas: qual o o tipo de pneu mais adequado para o automóvel? Partilhamos alguns aspetos a ter em consideração, segundo a especialista Bridgestone e a Deco.
- Homologação: Tal como os demais componentes do veículo, os pneus têm de estar obrigatoriamente homologados de forma a circularem na Europa. E também têm de corresponder às características de pneus para as quais a viatura está homologada. As medidas e características de um pneu estão inscritas na parede lateral (incluindo dimensões, categoria, data de fabrico, índice de carga, diâmetro da jante, entre outros).
- Condições climáticas: Há pneus talhados para condições específicas. Os de verão são para temperaturas altas e tempo seco, enquanto os de inverno se destinam a ambientes frios e chuvosos. Os pneus para todas as estações são menos específicos. A escolha do tipo de pneu deve ter, pois, em conta o clima da região onde o veículo irá circular mais.
- Estilo de condução e tipo de viatura: Também deve considerar a forma de conduzir e, claro, a tipologia de veículo. Pneus com baixa resistência ao rolamento são recomendados para carros elétricos e/ou condução mais suave. Já no caso de viaturas mais potentes e/ou condução mais desportiva, deve optar por um pneu que dê maior aderência, controlo e estabilidade para essas exigências.
- Qualidade vs. preço: É recomendável investir em pneus de qualidade, não fazendo uma escolha só baseada nos custos. Não deve optar, necessariamente, por pneus mais baratos - deve ponderar bem as vantagens e desvantagens de cada produto. Em certos casos, um pneu mais barato pode ser menos durável e ter um desempenho menor, acabando por gerar custos.
- Prestações: A etiqueta europeia deve ser consultada antes de tomar a decisão quanto aos pneus. Esta inclui informações chave como a resistência ao rolamento, distância de travagem, ruído de rodagem, aderência na neve e aderência no gelo.
- Preços: A Deco recomenda consultar os preços dos pneus em várias lojas antes de tomar uma decisão, já que há uma grande variação de preços. Para além do custo do produto, há aquele associado ao serviço (montagem e calibragem), ecovalor e válvula.
- Pneus em cada eixo: Os pneus do mesmo eixo devem ser iguais e ter o mesmo nível de desgaste. Mas podem ser diferentes entre cada eixo, desde que cumpram as especificações adequadas para o veículo.
Leia Também: De quanto em quanto tempo deve mudar os pneus do carro?