"O calor tem consequências diretas na sua saúde respiratória, e a proteção é essencial". O alerta parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), numa publicação colocada esta quinta-feira, dia 14 de agosto, nas redes sociais, onde sublinhou ainda que "temperaturas acima de 25º C afetam a função pulmonar", "dificultando o ato de respirar".
Nesta senda, a DGS deixou informações essenciais e recomendações para se proteger nestes dias de maior calor que se estão atualmente a fazer sentir.
Além de tornarem "mais difícil o ato de respirar", as temperaturas acima de 25ºC "fazem surgir ou agravar sintomas comuns: tosse, pieira e falta de ar".
A Direção-Geral da Saúde referiu ainda, no mesmo post, quais as pessoas que são mais afetadas. Tratam-se das "crianças, idosos, pessoas com asma, rinite alérgica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou outra doença respiratória".
Mas como se proteger?
Há sete 'dicas' fundamentais, segundo a DGS. São elas:
- "Permanecer em ambientes frescos e arejados ou climatizados, pelo menos 2 a 3 horas por dia;
- Beber água regularmente (1,5 litros por dia);
- Vestir roupas largas e de cor clara;
- Usar chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV;
- Evitar esforços físicos ao ar livre;
- Deixar de fumar;
- Ter consigo a medicação de SOS".
Há, vincou ainda a DGS, benefícios em se proteger. São exemplos:
- "Menos crises de asma ou agudizações de doenças respiratórias crónicas;
- Menos idas ao médico ou à urgência;
- Melhor qualidade de vida durante o verão".
🥵O calor tem consequências diretas na sua saúde respiratória, e a proteção é essencial.
— DGS (@DGSaude) August 14, 2025
Sabia que temperaturas acima de 25º C afetam a função pulmonar, dificultando o ato de respirar? Tosse, pieira e falta de ar são também agravadas pelas temperaturas altas.
Saiba !#DGS pic.twitter.com/owlR2fJLCS
Recorde-se que, para esta quinta-feira, dia 14 de agosto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previu uma pequena descida da temperatura na região Sul e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.
As temperaturas mínimas variam entre os 15º (graus Celsius), em Viana do Castelo, e os 26º (Portalegre) e as máximas entre os 26º (Aveiro e Viana do Castelo) e os 40º (Castelo Branco e Évora).
Leia Também: Calor e fogos sem darem tréguas no sul da Europa. Espanha já com 3 mortes