"Não vou trair o juramento de lealdade apresentando a minha demissão"

A ministra da Administração Interna recusou hoje considerar demitir-se face à situação de incêndios florestais que assola o país, afirmando que não vai "trair o juramento de lealdade" que fez quando tomou posse.

Maria Lúcia Amaral, Ministra da Administração Interna,

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
14/08/2025 21:05 ‧ há 1 hora por Lusa

País

Maria Lúcia Amaral

"Há dois meses prestei um juramento. Foi um juramento de lealdade. Não vou trair o juramento de lealdade dois meses depois, apresentando a minha demissão ou pensando em demitir-me", disse Maria Lúcia Amaral, que hoje fez uma declaração sobre a situação de fogos florestais no território continental na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras.

 

A ministra respondia assim a uma questão sobre se sentia ter as características necessárias para liderar a pasta da Administração Interna.

Maria Lúcia Amaral explicou ainda que não se deslocou ao terreno onde lavram os fogos por estar a seguir a "doutrina fixada em 2017".

"É uma doutrina pacífica desde aí, fazemos tudo para não prejudicar. E a ida ao terreno de autoridades, como as autoridades políticas, eu ou o senhor secretário de Estado da Proteção Civil, não se enquadraria dentro do princípio de jamais prejudicar", disse.

"Combate é de todos". Governo volta a prolongar situação de alerta

A ministra da Administração Interna considerou que a "adversidade não dá sinais de nos largar já amanhã" e, por isso, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta devido aos incêndios até dia 17 de agosto, domingo.

Márcia Guímaro Rodrigues | 19:02 - 14/08/2025

Maria Lúcia Amaral anunciou hoje na ANEPC a prorrogação da situação de alerta em todo o território continental até domingo, devido ao risco agravado de incêndio.

Leia Também: Alerta! Castelo Branco, Guarda e Bragança com aviso laranja até domingo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas