Funcionária despedida de lar em Espanha após maltratar idosa em vídeo

A trabalhadora, que foi contratada pelo lar para fazer uma substituição, gravou um vídeo a humilhar uma idosa, que depois ficou viral nas redes sociais. A direção da residência sénior apresentou queixa contra a funcionária.

Idoso, idosos, mãos, lar de idosos, velho

© Shutter Stock

Maria Gouveia
05/08/2025 17:43 ‧ ontem por Maria Gouveia

Mundo

Espanha

Uma trabalhadora de uma residência sénior, em Guadalajara, Espanha, foi despedida depois de um vídeo seu, onde humilha uma idosa, ter ficado viral nas redes sociais durante o fim de semana. 

 

De acordo com a Telecinco, a direção da residência sénior apresentou queixa na Guardia Civil contra a funcionária - contratada para fazer uma substituição - por possíveis agressões. O vídeo partilhado gerou "comoção e indignação" por parte de outros funcionários do lar de idosos. 

No vídeo, a funcionária fala com "desprezo e desdém" para um idoso da residência: "Fico de mau humor por ter de vir dar de comer a esta mulher, parece que saiu de um filme de terror".

"Ficar com ela sozinha dá-me uma dor. Está mais morta que viva. Esta mulher dá-me muito medo", disse.

O meio espanhol adianta que assim que a direção da residência sénior teve conhecimento destes factos, abriu um processo disciplinar contra a funcionária e, posteriormente, foi despedida

O lar informou a família da idosa e emitiu um comunicado para os restantes familiares dos utentes, onde comunicaram a decisão tomada. "Todos os funcionários do lar estão consternados com o sucedido e agradecemos as manifestações de apoio que temos recebido". 

"Os que nos conhecem sabem que nos dedicamos de corpo e alma à atenção e ao carinho pelos idosos que moram connosco e não seria justo que essa dedicação fosse manchada pela atitude dessa pessoa, que em nada nos representa", referiu a direção no comunicado,

A direção deu ainda conta de, após terem conhecimento do vídeo, tentaram "atuar de forma rápida e transparente". Fizeram também queixa da funcionária à autarquia de Azuqueca de Henares, à procuradoria e ainda à Agência de Proteção de Dados, pedindo para que o vídeo onde aparece a idosa seja retirado da internet, uma vez que se trata de uma pessoa vulnerável cujos direitos se devem manter.

Leia Também: Oito crianças hospitalizadas após homem colocar sedativo em doces

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas