Uma trabalhadora de uma residência sénior, em Guadalajara, Espanha, foi despedida depois de um vídeo seu, onde humilha uma idosa, ter ficado viral nas redes sociais durante o fim de semana.
De acordo com a Telecinco, a direção da residência sénior apresentou queixa na Guardia Civil contra a funcionária - contratada para fazer uma substituição - por possíveis agressões. O vídeo partilhado gerou "comoção e indignação" por parte de outros funcionários do lar de idosos.
No vídeo, a funcionária fala com "desprezo e desdém" para um idoso da residência: "Fico de mau humor por ter de vir dar de comer a esta mulher, parece que saiu de um filme de terror".
"Ficar com ela sozinha dá-me uma dor. Está mais morta que viva. Esta mulher dá-me muito medo", disse.
O meio espanhol adianta que assim que a direção da residência sénior teve conhecimento destes factos, abriu um processo disciplinar contra a funcionária e, posteriormente, foi despedida
O lar informou a família da idosa e emitiu um comunicado para os restantes familiares dos utentes, onde comunicaram a decisão tomada. "Todos os funcionários do lar estão consternados com o sucedido e agradecemos as manifestações de apoio que temos recebido".
"Os que nos conhecem sabem que nos dedicamos de corpo e alma à atenção e ao carinho pelos idosos que moram connosco e não seria justo que essa dedicação fosse manchada pela atitude dessa pessoa, que em nada nos representa", referiu a direção no comunicado,
A direção deu ainda conta de, após terem conhecimento do vídeo, tentaram "atuar de forma rápida e transparente". Fizeram também queixa da funcionária à autarquia de Azuqueca de Henares, à procuradoria e ainda à Agência de Proteção de Dados, pedindo para que o vídeo onde aparece a idosa seja retirado da internet, uma vez que se trata de uma pessoa vulnerável cujos direitos se devem manter.
Leia Também: Oito crianças hospitalizadas após homem colocar sedativo em doces