Chapo pede aos administradores distritais sensibilidade ao sofrimento

O Presidente moçambicano pediu hoje aos administradores distritais para apostarem na inovação como forma de superar os desafios e para serem "sensíveis ao sofrimento" da população das 154 subdivisões administrativas do país.

Mozambique President Daniel Chapo

© Lusa

Lusa
30/07/2025 18:37 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Moçambique

"O distrito não pode ser um mero recetor de ordens. Deve ser o núcleo de liderança local, espaço de inovação, território de planificação estratégica e centro de decisões públicas informadas pelas necessidades e potencialidades das comunidades locais", disse o Presidente moçambicano, Daniel Chapo, em Inhambane.

 

Ao discursar durante a abertura da 9.ª reunião nacional dos administradores distritais, Chapo instou os administradores a "planificarem com base em dados reais, mobilizarem recursos locais, promoverem parcerias com o setor privado", a nível nacional e internacional, e com a sociedade civil, bem como com as lideranças comunitárias e religiosas e todos os estratos sociais.

"Cada administrador aqui presente tem que ter um objetivo único, de melhorar as condições da população no distrito, melhorar os indicadores do distrito no setor da agricultura, indústria, saúde, educação, infraestruturas, turismo e todos que se encontram no distrito. O administrador tem que ter esta missão: que encontrei o distrito assim e quero trabalhar para deixar o distrito em melhores condições", referiu.

"Queremos administradores capazes de impulsionar cadeias de valor locais, que dinamizam o agronegócio a nível local, a pesca, o turismo, a transformação mineral, a formação técnico-profissional, capitalizem o potencial histórico-cultural e desportivo para atrair investidores e turistas ao seu distrito", pediu o chefe de Estado moçambicano.

Para Daniel Chapo, o administrador distrital tem que conceber programas, visando atrair e reter, no seu distrito, jovens formados e com talento para impulsionarem o aproveitamento das potencialidades locais, em prol do desenvolvimento económico e social do distrito.

A transformação do distrito "deve começar com a boa governação", possível só com "liderança local firme", transparente, íntegra, uma liderança que planeia, que implementa, avalia e supera de forma crescente os bons resultados, disse.

Moçambique está dividido em 154 distritos, mais sete distritos municipais da cidade de Maputo, o que perfaz 161 no país. Estes distritos são a principal unidade administrativa do país, subdividindo-se em postos administrativos e, posteriormente, em localidades, segundo a organização administrativa do país.

Leia Também: Mondlane acusa Daniel Chapo de "fugir dos problemas reais"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas