Volodymyr Zelensky reuniu-se com Svyrydenko um dia depois de ter anunciado que a ministra das Finanças é candidata para suceder a Denis Shmigal, uma mudança que deverá ser confirmada nos próximos dias no parlamento, numa sessão onde será debatida a composição do novo Governo, sendo esperadas várias mudanças.
"A principal preocupação é aumentar a produção das nossas próprias armas na Ucrânia", sublinhou Zelensky numa publicação na rede social Telegram, onde partilhou fotografias de uma reunião em que participou também o vice-primeiro-ministro e ministro da Transformação Digital, Mikhail Fedorov, referindo-se à necessidade de reforçar a posição ucraniana face à invasão russa, em curso desde fevereiro de 2022.
Zelensky indicou que o novo Governo deve trabalhar para responder às exigências do Exército em relação aos drones, bem como numa "desregulação significativa" capaz de "libertar o potencial económico da Ucrânia" e implementar programas de apoio à população.
Na segunda-feira, Zelensky confirmou Svyrydenko como candidata para liderar o Governo ucraniano, agradecendo-lhe a "confiança e a oportunidade" de servir o país "neste momento crucial".
Nessa reunião, o Presidente ucraniano anunciou que o objetivo do novo Governo será reduzir as despesas do Estado e direcionar todos os recursos disponíveis para a defesa do país.
Leia Também: Futura primeira-ministra ucraniana diz que país vive "período crucial"