Parlamento Europeu quer Comissão a colaborar com Ucrânia para adesão

O Parlamento Europeu (PE) exortou hoje a Comissão Europeia a trabalhar com a Ucrânia para a abertura da próxima etapa do processo de adesão ao bloco comunitário, pedindo que a continuidade do apoio político-militar ao país.

Parlamento Europeu

© iStock

Lusa
15/07/2025 10:49 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

Em comunicado, os europarlamentares da Comissão de Negócios Estrangeiros dão conta da aprovação de uma relatório que pede ao executivo de Ursula von der Leyen que continue a trabalhar com Kyiv na implementação nas reformas necessárias para equiparar o país ao que a Comissão Europeia chama de "padrões europeus".

 

Os eurodeputados sugerem que a Ucrânia faça mais para cumprir o Estado de direito, as reformas judiciais e contra a corrupção, reconhecendo que "reforçar as instituições democráticas" do país enquanto está a combater uma guerra "é extremamente difícil".

Mas "encorajam Kyiv a manter o ímpeto reformista".

Ainda assim, apontam, que o setor judicial continua a ser um dos "mais vulneráveis à corrupção e interferência política" e pedem escolhas na atribuição de processos que sejam transparentes e progressões baseadas no mérito.

À Comissão Europeia e a todos os países do bloco comunitário também é pedido um apoio inequívoco à soberania, independência e integridade territorial da Ucrânia.

Leia Também: Zelensky e Trump discutiram soluções para reforçar defesa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas