Um surfista de 19 anos está em condição estável no hospital depois de ter sido encontrado em segurança numa ilha remota, na costa norte de Nova Gales do Sul, na Austrália.
A família de Darcy Deefholts estava a "temer o pior" quando o pai fez uma publicação nas redes sociais a pedir ajuda para encontrar o filho. O adolescente tinha saído de casa para ir surfar, mas não tinha voltado.
Darcy saiu de casa, em Wooli, de bicicleta por volta das 14h30 de quarta-feira (hora local), em direção à praia, informou a polícia, citada pelo Guardian. Quando perceberam que não estava a regressar a casa, a família contatou a polícia.
"Após uma busca por terra e água ao redor da praia, que incluiu a polícia local, a PolAir, o Comando da Área Marinha e o Resgate Marítimo, o jovem foi localizado em segurança numa pequena ilha perto de Wooli", disse a polícia de Nova Gales do Sul.
O pai descreveu o resgate como "um num milhão".
Mais tarde, as autoridades confirmaram que o adolescente foi encontrado na Ilha Solitária do Norte, uma pequena reserva natural rochosa a cerca de 14 quilómetros da costa.
Na primeira publicação, onde pedia ajuda para encontrar o filho, Terry Deefholts escrevia: "qualquer pessoa com uma embarcação em condições de navegar, por favor, encontre-me na rampa principal de barcos e leve-me ao mar para ajudar na busca".
"AJUDA – PRECISO DE BARCOS, DRONES, 4X4 e AVIÕES AO AMANHECER", escreveu também.
Um porta-voz da unidade de saúde do norte de NSW disse que Darcy estava sob observação no hospital da base de Grafton, em condição estável, depois de passar a noite na ilha.
"O paciente está de bom humor e a receber apoio da família", disseram, acrescentando: "A família gostaria de agradecer aos serviços de emergência e aos membros da comunidade envolvidos nas buscas, após o alarme ter soado ontem à noite".
Em março do ano passado, o corpo de um pescador de rochas desaparecido foi encontrado na água perto da Ilha Solitária Noroeste, após não ter regressado de uma viagem a Bare Point, 12 quilómetros a norte da praia de Wooli. O litoral é um local popular para pesca, mergulho e surf.
Leia Também: Tarifas? Austrália quer ficar isenta: "Ato de autodestruição económica"