O polícia envolvido numa operação de trânsito na Suíça que culminou com a morte de uma jovem portuguesa estará envolvido num outro incidente que acabou também com uma morte, revela a imprensa de Lausanne.
Uma adolescente portuguesa, de 14 anos, morreu na semana passada quando fugia, de mota, de uma operação policial na Suíça. Camila Belchior circulava sem capacete quando se assustou e encetou fuga, acabando por se despistar.
Segundo revela o jornal '24 heures', o polícia envolvido nesta operação esteve também envolvido no caso da morte de um cidadão nigeriano falecido, em 2018, durante uma intervenção policial.
Mike Ben Peter terá sido vítima de uma manobra de imobilização perigosa, conhecida por aportar risco de asfixia, e acabou por morrer. Terá sido precisamente pelo seu envolvimento neste caso que o agente em causa foi transferido para a brigada de trânsito.
Embora o acidente que envolveu Camila esteja ainda sob investigação, a imprensa suíça refere que o caso fica manchado pelas duas mortes que estão associadas ao agente em causa. Note-se, porém, que o Ministério Público não encaminhou o processo para a divisão especializada em investigações que envolvem agentes policiais.
"O Ministério Público não dispõe, neste momento, de elementos que sustentem, do ponto de vista penal, a suspeita de que um polícia tenha provocado, voluntária ou involuntariamente, a morte da jovem", justificaram as autoridades.
Acidente fatal em Lausanne
Segundo conta o jornal suíço Le Matin, a Polícia Central de Vaud foi alertada para a ocorrência de corridas ilegais em Chemin du Marronnier, pelas 23h15 locais de segunda-feira passada.
Para o local, foi acionado um agente da Polícia Municipal de Lausanne, que se deparou com uma "motociclista sem capacete". Quando se apercebeu da presença das autoridades, a condutora inverteu a marcha e arrancou em alta velocidade.
Durante a perseguição policial, "quando o motociclista da polícia se encontrava a várias dezenas de metros", a jovem de 14 anos, "originária de Portugal e residente em Lausanne", perdeu o controlo da moto.
A emigrante despistou-se para uma zona de relvado, onde acabou por cair, e foi rapidamente assistida pelo polícia.
A vítima foi ainda assistida por uma ambulância e pelos serviços de emergência e transportada em estado grave para o Hospital Universitário de Lausanne (CHUV), onde acabou por morrer horas depois devido aos ferimentos.
Leia Também: Adolescente portuguesa de 14 anos morre em fuga à polícia na Suíça