Softbank passa de prejuízos para lucros de 2.460 milhões no 1.º trimestre

O grupo tecnológico japonês Softbank registou um lucro líquido de 421.819 milhões de ienes (cerca de 2.460 milhões de euros) entre abril e junho, primeiro trimestre do ano fiscal japonês, após quatro anos de prejuízos.

Softbank,

© KAZUHIRO NOGI/AFP via Getty Images

Lusa
07/08/2025 10:48 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Softbank

O grupo atribuiu o resultado ao bom desempenho dos seus investimentos em empresas como a Nvidia, consolidando o seu regresso à rentabilidade do ano fiscal anterior.

 

É a primeira vez em quatro anos que o conglomerado volta a ter lucros no primeiro trimestre. Entre abril e junho de 2024, registou perdas líquidas de 174.281 milhões de ienes (1.120 milhões de euros) após vários exercícios em que a deterioração dos seus investimentos tinha prejudicado as suas contas.

A faturação do Softbank subiu 7% no trimestre para 1,82 biliões de ienes (10.610 milhões de euros), segundo o relatório financeiro publicado hoje.

O Softbank indicou no documento que os lucros derivados do seu investimento no fabricante de chips norte-americano Nvidia ajudaram a compensar a perda de rentabilidade da sua participação na empresa de telecomunicações alemã T-Mobile e no 'gigante' chinês do comércio eletrónico Alibaba.

A empresa proprietária do Vision Fund, considerado um dos maiores fundos de capital de risco do setor tecnológico mundial, registou lucros de 486.900 milhões de ienes (2.840 milhões de euros), em grande parte graças ao impacto da valorização das suas participações na Nvidia.

O conglomerado japonês também anunciou também no relatório que vai dar seguimento à sua parceria com a empresa tecnológica norte-americana Open AI, criadora da aplicação de inteligência artificial (IA) ChatGPT, na qual investirá 1.000 milhões de dólares adicionais aos 40.000 milhões já anunciados.

"Os 1.000 milhões de dólares adicionais serão atribuídos exclusivamente a coinvestidores e não afetam as obrigações de investimento existentes" do grupo, lê-se no texto.

Leia Também: Lucros da Maersk sobem 77% no 1.º semestre para 1.589 milhões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas