O Sporting de Braga é o novo líder da I Liga depois de vencer, este domingo, o Alverca por 3-0 num jogo que ficou resolvido na primeira metade, mas podia ter tido outro rumo desde os primeiros minutos.
Ainda que a liderança seja provisória, os bracarenses demonstraram competência na finalização, ao ter marcado metade dos remates efetuados à baliza.
O mesmo não se poderá dizer da equipa comandada por Custódio, uma vez que não aproveitou duas oportunidades claras de golo ao longo da partida, ambas por intermédio do ponta de lança sérvio Marezi, que criou muitas dificuldades à linha defensiva da turma de Carlos Vicens, ao aparecer muitas vezes (e bem) nas costas dos adversários.
Este resultado foi, como já referido, construído na primeira parte, com golos de Diego Rodrigues, aos 12 minutos com uma 'bomba' de fora da área (onde André Gomes não fica nada bem na fotografia), de Ricardo Horta depois de uma jogada de insistência aos 14 minutos e ainda de Amine El Ouazzani, de grande penalidade aos 36 minutos da partida.
Até final, o resultado acabou por não se alterar mais, apesar de oporunidades terem surgindo de parte a parte para fazer mais um golo.
Sporting de Braga já conhece o adversário no playoff
No outro lado da Europa, o Lincoln Red Imps garantiu que irá defrontar o Sporting de Braga no playoff da Liga Europa, a última ronda antes da fase de grupos. O conjunto de Gibraltar enviou para casa o Noah FC, da Arménia e permite uma viagem mais curta aos bracarenses.
Depois do empate na primeira mão da terceira pré-eliminatória da competição, as duas equipas encontraram-se no Abovyan City Stadium, na cidade arménia de Abovyan, para a segunda mão desta eliminatória.
No entanto, o empate desta ronda acabou por ser decidido na 'lotaria' dos penáltis, depois de 120 minutos de futebol, pelo que a equipa de Gibraltar estará mais desgastada que os minhotos. Muradyan e Eteki falharam para a equipa da casa, ao passo que o Lincoln só contou com o falhanço de Nano. O emblema gibraltarino garantiu, assim, o apuramento para o playoff da competição.
Santa Clara 'vítima' da ambição europeia
Entre jogos para a Liga Conferência, a equipa da arquipélago dos Açores não teve resposta para o Moreirense, que acabou por ter a sorte do jogo neste domingo, ao vencer por 1-0, apesar das oportunidades terem sido mais perigosas para o conjunto do Santa Clara.
O golo da vitória da turma de Moreira de Cónegos surgiu através do suspeito do costume Guilherme Schettine, que faturou logo aos oito minutos do encontro, sendo o momento que fez a diferença no resultado desta partida a valer para a segunda jornada.
O Santa Clara já tem marcado na agenda um duplo duelo com o Shamrock Rovers, da República da Irlanda, no playoff da Liga Conferência, depois de ter vencido, por 3-0 na eliminatória, o Larne, da Irlanda do Norte.
O novo adversário europeu dos açoreanos goleou na passada quinta-feira o Ballkani por expressivos 4-0. Depois da derrota da semana passada na ida ao Kosovo, a formação da República da Irlanda deu a volta à eliminatória com golos de Rory Gaffney (45+1' e 48 minutos), Joshua Honohan, aos 55 minutos, e de Graham Burke, à passagem do minuto 67.
Leia Também: Sp. Braga puxou do 'Zalazar' para limpar Cluj rumo ao playoff europeu
Leia Também: Santa Clara não sai do nulo, mas garante playoff da Liga Conferência