O PSG arrecadou, esta quarta-feira, em Udine, a 50.ª edição da Supertaça Europeia, ao vencer o Tottenham, nas grandes penalidades (4-3), após um empate a dois golos no tempo regulamentar. A partida contou com a arbitragem de João Pinheiro, da AF Braga, tendo realizado uma exibição segura ao longo dos 90 minutos.
Em campo, nota para três internacionais portugueses. João Palhinha alinhou de início no meio-campo do Tottenham, ao passo que Nuno Mendes e Vitinha mantiveram a sua posição como titulares no PSG, ao contrário do suplente (utilizado) Gonçalo Ramos e do castigado João Neves.
Não estava ainda completado o primeiro minuto de jogo e Pedro Porro colocou em sentido a baliza defendida por Lucas Chevalier, novidade na baliza parisiense.
O técnico Thomas Frank delineou um estratégia de jogo direto e solidariedade defensiva, que resultou em cheio anulando as principais individualidades do PSG. O Tottenham, campeão da Liga Europa em 2024/25, abriu o marcador perto do intervalo. O guarda-redes Vicário cobrou um livre lateral, com João Palhinha envolvido na jogada. No ar, o médio ganhou a bola, que acabou por sobrar para o remate de Romero à barra. A recarga certeira pertenceu ao defesa-central Van der Ven (39'), que colocou alguma justiça no marcador ao intervalo.
No arranque da etapa complementar, a bola parada voltou a punir o atual vencedor da Liga dos Campeões. Aos 48', Pedro Porro cobrou de forma exemplar um livre lateral, com a bola a ir ter à cabeça de Romero, solto de marcação ao segundo poste. O defesa-central argentino, campeão do Mundo, em 2022, recorde-se, é o capitão dos spurs para a nova temporada, após a saída de Son Heung-min, para os norte-americanos dos Los Angeles FC.
Nota ainda para a fraca abordagem do guardião Lucas Chevalier ao lance, ele que é o substituto de Gigi Donnarumma.
Aos 66', Barcola ainda colocou o esférico no fundo das redes, na esperança de relançar a partida, mas a equipa de arbitragem anulou o lance por posição irregular de Fabian Ruiz no início da jogada.
Já dentro dos últimos dez minutos, o PSG voltou a acreditar na conquista do troféu. Aos 85', Vitinha deixou a bola para Kang-in Lee, que bateu forte no ângulo inferior direito. Em tempo de compensação, aos 90'+4, o avançado Gonçalo Ramos deixou tudo igual, com um cabeceamento oportuno na pequena área.
Na lotaria das grandes penalidades, Vitinha falhou a primeira cobrança, mas Gonçalo Ramos e Nuno Mendes selaram a festa da formação parisiense, que venceu pela primeira vez a Supertaça Europeia, 'vingando', assim', a derrota [0-3] na final do Mundial de Clubes para o Chelsea.
Equipas iniciais
PSG: Lucas Chevalier, Hakimi, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes, Vitinha, Zaire-Emery, Kvaratskhelia, Bradley Barcola, Ousmane Dembélé e Desire Doué.
Tottenham: Vicario, Cristián Romero, Kevin Danso, Pedro Porro, Djed Spence, Micky van de Ven, João Palhinha, Rodrigo Betancur, Pape Matar-Sarr, Mohamed Kudus e Richarlison.
Antevisão
PSG e Tottenham entram em ação, esta quarta-feira, na época 2025/26, com a possibilidade real da conquista de um título: a Supertaça Europeia.
Em Udine, Itália, os franceses, que venceram a Liga dos Campeões, vão medir forças com os ingleses, que conquistaram a Liga Europa, ante o Manchester United, de Ruben Amorim.
Presentes neste duelo vão estar cinco portugueses, sendo que um deles terá, no entanto, de assistir à partida a partir das bancadas daquela que é a casa da Udinese. Vitinha e Nuno Mendes até devem ser titulares no campeão francês, ao passo que Gonçalo Ramos deverá começar o jogo no banco de suplentes. Por seu turno, João Neves está castigado, ainda por conta do Mundial de Clubes, - aquando a expulsão frente ao Chelsea na final, por puxar o cabelo a Marc Cucurella - e está fora das contas do treinador espanhol Luis Enrique.
Do lado inglês também há sotaque português com João Palhinha a espreitar a estreia em jogos oficiais pelo Tottenham. O médio internacional luso, recorde-se, está cedido pelo Bayern Munique
No entanto, a presença lusa em solo italiano não se resume a estes cinco internacionais portugueses. Também a equipa de arbitragem será quase 100% portuguesa e liderada por João Pinheiro.
Bruno Jesus e Luciano Maia são os árbitro auxiliares do juiz da AF Braga, ao passo que Tiago Martins será quarto árbitro. Por seu turno, o azeri Elchin Masiyev será o videoárbitro (VAR), auxiliado por Fábio Melo e pelo neerlandês Pol van Boekel.
Siga, em direto, as principais incidências do PSG-Tottenham, pelas 20 horas, no Desporto ao Minuto.