PSG, candidato incontestado à (nova) conquista da Ligue 1

Reforçado pelo estatuto de campeão europeu, para o qual contribuiu decisivamente o contingente português, o Paris Saint-Germain parte como incontestado favorito à conquista do título francês de futebol de 2025/26, que monopolizou na última década.

LOS ANGELES, CA - JUNE 15: Vitinha #17 of Paris Saint-Germain and Nuno Mendes #25  of Paris Saint-Germain reacts during a game between Atlético de Madrid and Paris Saint-Germain at Rose Bowl Stadium on June 15, 2025 in Los Angeles, California. (Photo by M

© Getty Images

Lusa
13/08/2025 08:56 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Ligue 1

A verdadeira disputa na Ligue 1 parece acontecer abaixo do primeiro lugar, tal a supremacia da equipa dos internacionais portugueses Nuno Mendes, João Neves, Vitinha, Gonçalo Ramos e Renato Sanches (que esteve emprestado na época passada ao Benfica e deverá voltar a ser cedido).

 

Na temporada anterior, o Paris Saint-Germain cumpriu a formalidade quando faltavam disputar seis jornadas e a questão que se coloca a cada nova época é de saber com que antecedência o clube da capital francesa vai festejar a conquista de mais um título nacional.

Apenas o Mónaco, em 2017, sob a liderança do treinador português Leonardo Jardim, e o Lille, em 2021, ousaram contrariar o domínio do PSG, que se sagrou campeão em 11 dos últimos 13 anos, saltando, em pouco mais de uma década, para o topo da lista de vencedores da liga, com 13 troféus (tinha dois até 2013), à frente do Saint-Étienne (10).

Se o ascendente interno dos parisienses não é uma novidade, o verdadeiro estado de graça só surgiu com a chegada do treinador espanhol Luis Enrique e teve o momento mais alto com a conquista da ambicionada Liga dos Campeões, há menos de três meses, e logo com uma goleada por 5-0 na final, sobre o Inter Milão.

A série vitoriosa acabou por ser quebrada na final do renovado Mundial de clubes, em 13 de julho, quando foi batido por 3-0 pelo Chelsea, detentor da Liga Europa.

Agora, como campeão da Europa e 'vice' mundial, o maior desafio de Luis Enrique pode ser o de motivar um conjunto de jogadores estelares - com nove dos 30 candidatos à Bola de Ouro, entre os quais Nuno Mendes, João Neves e Vitinha -, para disputar uma prova a anos-luz do encanto da 'Champions'.

Hakimi, Marquinhos, Fabián Ruiz, Kvaratskhelia, Doué, Barcola e Dembélé, além dos quatro -- ou cinco -- portugueses, joias que o catari Nasser Al-Khelaïfi, presidente e dono do PSG, foi acumulando na capital francesa, não permitem à concorrência sonhar muito alto, mesmo perante a iminente saída do guarda-redes Donnarumma.

O Marselha, que na temporada anterior foi um distante segundo classificado, sabe que dificilmente conseguirá fazer melhor e essa posição, mesmo com 19 pontos de atraso, como aconteceu em 2024/25, não parece ser um resultado tão negativo, até para o terceiro clube mais titulado (nove).

Tal como os marselheses, devem continuar à espera para celebrar a conquista do título francês outros presumíveis candidatos, como o Mónaco, terceiro colocado na edição transata, o Nice, eliminado pelo Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e o Lyon, treinado por Paulo Fonseca.

O técnico, que levou o Lyon ao sexto lugar e ainda cumpre uma suspensão de nove meses por intimidar um árbitro, é um dos dois treinadores portugueses em ação na Ligue 1 de 2025/26, uma vez que Luís Castro - que esteve próximo de promover o Dunquerque ao primeiro escalão - assumiu o comando do Nantes, 13.º colocado na época passada.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Salah vai sentir saudades de Darwin Nunez: "Fizeste-nos rir..."

Salah

Salah vai sentir saudades de Darwin Nunez: "Fizeste-nos rir..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

MotoGP volta com o GP da Áustria. Os horários para seguir Miguel Oliveira

MotoGP

MotoGP volta com o GP da Áustria. Os horários para seguir Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas