"Já estou a sentir-me quase a 100%, praticamente. É uma questão de voltar a ganhar o ritmo, jogar cinco para cinco e tirar um pouco de bloqueio mental, que até agora não senti. É nem sequer pensar que foi uma cirurgia, já passou, sinto-me confiante, bastante confortável e agora é questão de voltar a ganhar força e ritmo em campo", assegurou o basquetebolista, que foi sujeito a uma cirurgia ao joelho esquerdo há algumas semanas.
No decorrer do dia de folga concedido à equipa de Portugal, que prepara a participação no EuroBasket2025, Neemias Queta foi homenageado na inauguração do polidesportivo do Barreiro, cidade da qual é natural, juntamente com Nuno Belchior, antigo campeão mundial por Portugal em futebol de praia.
Queta, que apenas soma dois jogos na seleção principal de Portugal, faz parte da lista dos 15 pré-convocados divulgada pelo selecionador Mário Gomes, que ainda será reduzida para 12, não se mostrou preocupado por poder ser encarado como o principal alvo a abater para os adversários da formação lusa.
"Acho que até pode ser bom, porque é uma questão de se jogar basquetebol e sabemos como é -- pode-se retirar, na teoria, o melhor jogador dentro de campo e aparece um sexto ou sétimo homem que pode marcar 20 ou 30 pontos num jogo e ganhamos. É aproveitar as vantagens e desvantagens e aproveitá-lo para ser melhor jogador", analisou o internacional português, preparado para contribuir com a sua experiência e qualidade em prol do basquetebol nacional.
Para conseguir o apuramento para os oitavos de final, que se realizam em Riga, como toda a fase a eliminar, Portugal vai ter de ficar num dos quatro primeiros lugares e Queta elogiou a quantidade de opções válidas ao dispor da equipa para que esta seja bem-sucedida.
"Acho que temos bastantes peças com o Miguel Queiroz, sendo um dos veteranos a jogar ali no poste alto, depois o Travante, o Diogo [Gameiro], o Rafa [Rafael Lisboa], o [Diogo] Ventura... temos muitos jogadores que sabem assumir quando o momento chega. Então, acho que vamos ter bom equilíbrio, temos um bom misto de tudo - é um prato, como se diz: temos a proteína, os vegetais, as carnes... temos tudo", descreveu o basquetebolista de 26 anos, primeiro e único português a chegar à NBA.
Neemias Queta já cumpriu quatro temporadas na liga profissional de basquetebol dos EUA, as duas últimas nos Boston Celtics depois de duas nos Sacramento Kings, equipa que o escolheu na 39.ª posição do 'draft' da NBA de 2021.
A seleção lusa parte esta segunda-feira para Espanha, onde irá defrontar as seleções espanholas principal (terça-feira) e secundária (quinta-feira), em Málaga, e a Argentina (10 de agosto), em Madrid.
Depois, seguem-se dois jogos no Torneio Internacional de Braga, com a Islândia (15 de agosto) e a Suécia (16), e ainda um jogo com a equipa do Sporting (21), em Sines, a três dias da partida para a Letónia.
No Eurobasket2025, a formação das 'quinas' vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos.
Os comandados de Mário Gomes defrontam em seguida os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (01 de setembro) e os estónios (03 de setembro).
A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.
Leia Também: Neemias Queta já integrou os trabalhos da seleção nacional