Neemias Queta foi, na tarde de sexta-feira, a grande novidade no treino da seleção nacional masculina de basquetebol, que prepara o EuroBasket'2025.
O poste português, de 26 anos, chegou a Portugal diretamente de Boston na manhã de sexta-feira e acabou por falhar o treino matinal dos eleitos de Mário Gomes no estágio do Luso, mas foi ainda a tempo da segunda sessão de trabalho do dia, na parte da tarde.
De referir que o jogador português seguiu os prazos estabelecidos pelo convénio entre NBA e FIBA, que determina que os jogadores da liga americana (NBA) só fiquem libertos para as respectivas seleções 28 dias antes das grandes competições.
Além de Queta, estão ainda em estágio Anthony da Silva, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante, Rafael Lisboa, Nuno Sá, Travante Williams, Vladyslav Voytso, Cândido Sá, Daniel Relvão, Miguel Queiroz e Ricardo Monteiro. Já Gonçalo Delgado, do FC Porto, foi retirado deste grupo devido a fratura de stress no pé direito. Destes 14 jogadores acima, terão de sair dois, pois a lista final só poderá contar com 12 elementos.
A equipa das quinas volta a treinar durante este sábado seguindo-se um dia e meio de folga, antes da partida para a cidade espanhola de Málaga, na segunda-feira, onde começam os jogos particulares rumo ao Eurobasket. Já no país vizinho, os lusos vão defrontar a seleção principal e B de Espanha, seguido de um duelo com a Argentina, em Madrid. De seguida, disputará dois jogos no Torneio Internacional de Braga, com Islândia e Suécia, e um outro jogo de preparação, ante o Sporting, em Sines, a três dias da viagem.
Neemias Queta já cumpriu quatro temporadas na NBA, as duas últimas nos Boston Celtics, depois de duas nos Sacramento Kings, equipa que o escolheu na 39.ª posição do 'draft' da NBA de 2021.
A seleção lusa conta três participações na fase final, tendo sido 15.ª, entre 18 equipas, em 1951, em França, edição que jogou por convite, nona, entre 16, em 2007, em Espanha, e 21.ª, entre 24, com o pleno de cinco derrotas, em 2011, na Lituânia.
Portugal qualificou-se para o Eurobasket2025 ao vencer o Grupo F da segunda ronda de pré-qualificação, à frente de Bulgária, Roménia e Chipre, e ser terceiro no Grupo A da fase de qualificação, atrás de Israel e Eslovénia e à frente da Ucrânia.
A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.
A formação das 'quinas' vai defrontar a Sérvia, de Nikola Jokic, a coanfitriã Letónia, de Kristaps Porzingis, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos.
Depois, os comandados de Mário Gomes defrontam os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (01 de setembro) e os estónios (03 de setembro).
Para conseguir o apuramento para os oitavos de final, que se realizam em Riga, como toda a fase a eliminar, Portugal vai ter de ficar num dos quatro primeiros lugares.
Leia Também: Neemias Queta é "uma ajuda grande" para Portugal no Eurobasket