A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu um breve comunicado no seu site oficial, este sábado, em resposta às acusações de Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica, que visou Pedro Proença, líder máximo do organismo que tutela o futebol português, através de uma entrevista concedida esta sexta-feira ao Canal NOW.
"A Federação Portuguesa de Futebol, e o seu Presidente, mesmo considerando e entendendo atuais contextos eleitorais, não admite que os seus nomes e a sua credibilidade sejam, sob qualquer pretexto, colocados em causa", pode ler-se na nota publicada pela FPF.
"Em conformidade com o exposto, a Federação Portuguesa de Futebol e o seu Presidente reservam-se ao direito de utilizar todos os meios legais disponíveis para defender o seu bom-nome, credibilidade e honorabilidade sempre que os mesmos sejam colocados em causa", completou Pedro Proença, em comunicado.
Sem ter oficializado, para já, a sua candidatura às eleições presidenciais do Benfica, marcadas para o próximo dia 25 de outubro, Luís Filipe Vieira apontou também o dedo a Rui Costa, seu sucessor na liderança das águias, mas foi sobre Pedro Proença que incidiram as maiores críticas, com referências, pelo meio, ao rival Sporting.
"Onde o Benfica perdeu influência? Foi na FPF e na Liga... O presidente do meu clube disse 'Não votei Pedro Proença, votei no projeto'. O presidente do Conselho de Justiça foi indicado pelo Sporting. O 'vice' do CD é advogado do Sporting. Rui Caeiro é 'vice' para a arbitragem. O Dr. José Carlos Oliveira, ex-diretor jurídico no Sporting, é diretor jurídico na FPF. Tem acesso a todos os contratos dos clubes. É tudo Sporting, é tudo verde", atirou o antigo presidente dos encarnados.
"O Pedro Proença andou dois anos e meio em campanha, quando ainda era presidente da Liga. Apanhei alguns casos em que estive presente. Não é por acaso que as pessoas dizem que tenho de voltar. Está a pender para um lado... O que se passou na Taça de Portugal é demasiado grave. Todos vimos um jogador do Benfica a ser pontapeado. O presidente da FPF ainda não veio a público dizer nada. Devem estar com problemas em que eu me candidate (...) Toda a gente sabe quem é o Pedro Proença. Sei como chegou até aqui. Se têm medo? As pessoas acham que ele penaliza nos jogos. Comigo nunca conseguiu brincar. Ele deixou a Liga com uma dívida brutal. Não pode brincar mais. Chegou a aliciar-me para determinado candidato não se candidatar" revelou ainda.
"Se eu for presidente do Benfica, creio que não vai estar muito tempo no futebol. Não sou só eu... Há muitos presidentes de clubes que estão calados porque parece que têm medo, mas não tenham. Arbitragens? Logicamente. Ele não pode lá estar muito tempo. Se o sonho dele é ir para a UEFA, então que vá. O que é que ele fez pelo futebol português? Quer ir comigo falar com os presidentes, um a um? Eu vou consigo. Fazer um movimento? Esse movimento já existe. Falta um empurrão.... Depois do ataque que ele me faz em direto... Ainda por cima nem falou no meu nome. Foi cobarde. Ele agora vai pôr a equipa dele toda a tentar fazer 30 por uma linha, mas eu aguento com eles todos", havia rematado Luís Filipe Vieira sobre o tema.
[Notícia atualizada às 20h19]
Leia Também: Candidato do Benfica visa Luís Filipe Vieira: "Está à espera. Do quê?"
Leia Também: Luís Filipe Vieira sobre Sérgio Conceição no Benfica: "Sei a relação..."