Sporting e Benfica disputam, esta quinta-feira, a Supertaça Cândido de Oliveira, com ambas as equipas a terem timings diferentes na pré-temporada, mas a mesma ambição de começar a época 2025/26 com a conquista do primeiro troféu do novo ciclo.
Com uma pré-época mais recheada de futebol, o Sporting teve tempo suficiente para preparar esta partida, já que começou os trabalhos de regresso em Alcochete já no final do mês de junho.
Com a 'novela' do verão terminada, Rui Borges pode virar a página do capítulo Gyokeres e focar-se nos novos desafios com o plantel que tem à disposição, que teve uma novidade no dia de ontem, com Maxi Araújo a treinar e poder ser opção para o jogo desta noite.
O treinador do Sporting que teve todos os resultados possíveis na preparação da nova época, com oito jogos disputados e apenas quatro vitóriasdiante da equipa B leonina, Torreense, Sunderland e também Villarreal, no Troféu dos Cinco Violinos, que foram acumuladas com três empates frente a Nacional, Portimonense e Farense e ainda uma derrota ante o Celtic.
Já o Benfica contou com apenas 14 dias de trabalho num verão que acabou por ser de muito futebol e pouco descanso, dada a participação do clube da Luz no Campeonato do Mundo de Clubes, onde ficaram pelos oitavos de final, ao perder frente ao eventual campeão Chelsea.
Com várias mexidas no plantel e ainda mais previstas acontecer, Bruno Lage fez apenas dois jogos de preparação, tendo vencido ambos, incluindo frente ao Fenerbahçe, por 3-2, na habitual Eusébio Cup, no Estádio da Luz.
O histórico recente entre as duas equipas, para todas as competições, favorece o Sporting, que apenas perdeu na final da Taça da Liga de 2024/25, vencendo os dois encontros na I Liga dessa mesma temporada e ainda a Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor a ser a partida mais recente.
No entanto, no que toca a Supertaças, a história é bem diferente, com os únicos dois duelos deste século a caírem cada uma para um dos lados, embora a última, na temporada 2019/20, a ser bem mais expressiva, com os encarnados a golearem, por 5-0, o emblema leonino.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), com arbitragem liderada por Fábio Veríssimo, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges:
Comunicado do Benfica: "Nem vou sequer falar disso, de arbitragem.... Começamos a época com um grande jogo. Que seja um espetáculo. Não nos vamos focar em coisas que não fazem sentido. Que haja respeito e, acima de tudo, que nos saibamos comportar dentro daquilo que é o espetáculo".
Favoritismos?: "Favoritos não somos. São sempre jogos de 50/50, independentemente de quem é campeão. São duas boas equipas com grandes jogadores. Acredito que seja um grande jogo. A pré-época é sempre importante, em qualquer clube. É uma novidade para mim, neste clube grande, diferente. Nós, treinadores, gostaríamos de ter, desde o primeiro dia, a constituição do plantel, para ganharmos tempo para os processos que queremos. Para chegarmos ao início na máxima força e todos ligados no que queremos fazer. Num clube como o Sporting, temos de nos adaptar. Há jogadores internacionais a chegar mais tarde. Há um 'entra e sai' de jogadores, por tudo aquilo que fizeram na época. São humanos. Mexe com o nosso dia a dia. É tudo uma questão de adaptação. Sou o treinador mais feliz do mundo. Agora é jogar, recuperar, jogar, recuperar... Há toda uma contigência por ser um clube grande".
Situação de Hjulmand e 'novela' Gyokeres: "Em relação ao Hjulmand, é jogador do clube e tem uma cláusula de rescisão. Quem quiser levá-lo, tem de falar com o presidente e falam dessa parte. Ele está motivado, concentrado e ligado. É capitão, é líder e tem dado o exemplo naquilo que é a exigência. Veio diferente, veio casado [risos]. De resto, é igual. Sinto que está tranquilo. No interior dele, pode mexer, mas é normal que se vá falado [da saída] do jogadores. Viktor Gyokeres? São coisas que não controlo. Sinceramente, nem liguei a isso. Estava focado em começar o treino. Com maior ou menor dificuldade, sabíamos que acabaria por sair. Por mais que ele quisesse o Arsenal, não faltariam clubes para onde ir. Agradecemos muito o que ele fez. Ajudou-nos imenso. É desejar-lhe sorte para o futuro. Nós cá continuamos, fortes, e campeões".
Bruno Lage:
Proteção do plantel: "Eu tenho plena consciência dos tempos que aí vêm, em jeito de brincadeira até posso dizer qual vai ser o estado do relvado nos próximos jogos. Como falei o ano passado, vou tentar não entrar no ato político, mas há uma linha que eu vou já traçar. Independentemente de quem seja, se houver um ataque a jogadores da minha equipa, não vou deixar passar e por isso, quem quer que ataque o treinador, está tudo bem, porque faz parte de ser treinador do Benfica. No entanto, qualquer ataque que chegue à equipa, vão ter de levar comigo."
Polémica da arbitragem: "Sobre a arbitragem, aquilo que eu quero e que é o mais importante é falar da arbitragem de amanhã, em que acho que o maior elogio que se poderá fazer ao árbitro Fábio Veríssimo é que se, no final do jogo, se fale dos verdadeiros artistas que são os jogadores. Depois estamos preocupados com o que controlamos. Temos 14 dias de trabalho e estamos à procura daquilo que é a melhor forma, com aquilo que é a dinâmica com os melhores jogadores, com a melhor forma que eu acredito que esta equipa pode jogar."
Lesões na pré-época: "Sobre a data do jogo, a única coisa que me preocupa é a saúde dos nossos jogadores. Desde a primeira hora. Nestas duas primeiras semanas, infelizmente já perdemos dois jogadores por lesão. É difícil para mim, enquanto treinador, olhar para um miúdo como o Nuno Félix e ter de lhe dizer que tem uma lesão prolongada e que não vai jogar pelo Benfica quando trabalhou quase toda a sua juventude para isso. Também é difícil ver o Bruma a chegar novamente a um estado de excelência na sua posição, com " anos, e que vai ter de adiar este sonho de ajudar a equipa como ajudou o ano passado. Eu sou treinador do Benfica, os homens que eu lidero são os jogadores do Benfica e portanto, onde quer que seja, a hora e o local, vamos jogar para ganhar."
Últimos resultados
Sporting: E-D-E-V-V
Benfica: V-V-D-V-V
Últimos onzes
Sporting: João Virgínia, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Conrad Harder.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, João Veloso, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Sporting: Matheus Reis e Alisson (castigados), Nuno Santos e Daniel Bragança (lesionados).
Benfica: Tomás Araújo, Nuno Félix, Bruma, Alexander Bah e Manu Silva (lesionados).
Leia Também: Apresentações, tempo e ataques à equipa. Tudo o que disse Bruno Lage
Leia Também: Da postura do Benfica ao sucessor de Gyokeres. Eis o que disse Rui Borges
Leia Também: Sporting 'poupa' reforços. Benfica coloca 'carne no assador' na Supertaça