Sporting e Benfica dão o pontapé de saída na época 2025/26, com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, no Estádio do Algarve.
O último desafio entre ambos ocorreu no passado dia 25 de maio, no Estádio Nacional, para a final da Taça de Portugal. Os leões tiveram de recorrer ao prolongamento para superar (3-1) o eterno rival, num jogo que marcou a 'dobradinha' do clube de Alvalade volvidos 23 anos.
Desde então, há várias novidades na composição dos plantéis de ambos os clubes, que apostaram forte no mercado de transferências. No Sporting, a 'novela' Gyokeres conheceu (finalmente) um ponto final, após o Arsenal oficializar a transferência do avançado sueco, de 27 anos. Para o seu lugar, chegou o avançado Luis Suárez, ex-Almería, a troco de 22 milhões de euros mais cinco em objetivos.
O novo camisola 97 dos bicampeões nacionais foi apresentado na segunda-feira e ainda não deverá estar em condições físicas para ir a um jogo desta magnitude. No máximo, o técnico Rui Borges deverá optar pela sua convocatória, relegando o atleta para o banco de suplentes.
De acordo com o que foi possível verificar na pré-temporada, o onze dos leões não irá fugir do que foi na época passada, com a exceção de Gyokeres, que será rendido pelo novo camisola 9: Conrad Harder. Os reforços João Virgínia (guarda-redes), Giorgi Kochorashvili (médio), Ricardo Mangas e Alisson Santos (ambos extremos) terão de esperar pelas incidências da partida para poderem almejar a estreia oficial de leão ao peito.
Bruno Lage (novamente) sem margem de erro
O Benfica irá encarar o primeiro troféu da temporada, com um sentimento de 'vingança' pelo que aconteceu em 2024/25. Os encarnados perderam a I Liga e a Taça de Portugal para o Sporting e reclamaram, recentemente, da nomeação do árbitro Fábio Veríssimo para dirigir mais uma edição do eterno dérbi.
Para a nova época, o presidente Rui Costa voltou a abrir os cordões à bola e a demonstrar o poderio financeiro do clube, que se reforçou em todos os setores menos na baliza. Na defesa, nota para Amar Dedic e Rafael Obrador. No meio-campo, Enzo Barrenechea, Richard Ríos e João Veloso, oriundo da formação, são as caras novas. No ataque, o regressado Henrique Araújo e o emintente reforço Ivanovic serão alternativas a Pavlidis.
Deste lote referido, apenas o lateral-esquerdo Rafael Obrador e o avançado Henrique Araújo não foram titulares com o Fenerbahçe, para a Eusébio Cup. O médio Enzo Barrenechea concorre com Florentino Luís, já sem limitações físicas.
O médio Richard Ríos, contratado por 27 milhões, e o lateral-direito Amard Dedic, por 12 milhões, serão figuras com lugar, praticamente, no onze ante o Sporting.
Rui Borges manterá invencibilidade doméstica?
Os dois clubes contam com nove Supertaças cada, longe do recordista FC Porto (24), e também com dois triunfos cada em embates diretos, com a próxima partida, desta quinta-feira, pelas 20h45, a servir para dar vantagem a um dos rivais lisboetas.
Recorde-se que o técnico Rui Borges ainda não perdeu nenhuma partida nas competições internas desde que chegou ao Sporting em dezembro de 2024, com exceção do desempate por penáltis da Taça da Liga.
Leia Também: "Parece que o Sporting tem vantagem, mas o Benfica está mais fresco..."
Leia Também: "Não é fácil agora jogar sem Gyokeres e esta saída vai fazer mossa"