Pichardo ausente dos Campeonatos de Portugal. Lesão não está ultrapassada

Pedro Pichardo, vice-campeão olímpico do triplo salto em Tóquio2020, é a principal ausência entre os atletas de elite que vão competir nos Campeonatos de Portugal de atletismo, no fim de semana em Braga.

World Athletics Diamond League Finals in Brussels

© Lusa

Lusa
31/07/2025 21:49 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Atletismo

Pichardo está a recuperar de um processo de lesão e "a situação continua a ser acompanhada, pelo departamento médico da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA)", refere José Barros, diretor técnico nacional, que ainda espera que o atleta recupere a tempo dos Campeonatos do Mundo em Tóquio, marcados para setembro.

 

Os atletas qualificados para Tóquio devem apresentar-se nos Campeonatos em Braga, sob pena de não serem selecionados, mas "há exceções, que são os que estão reconhecidamente lesionados", explica José Barros à Agência Lusa.

Quem está já "fora das contas" para Tóquio é Patrícia Silva, bronze nos Mundiais de pista curta, nos 800 metros, com uma lesão numa perna de "recuperação mais lenta", pelo que o sonho de ir aos Mundiais já se desvaneceu totalmente. Para ela, a época terminou mesmo.

Dos atletas que "ainda procuravam mínimos", refira-se também a ausência da bracarense Laura Taborda, corredora de obstáculos, que "caiu e partiu uma costela", o que obriga a paragem por mais uns tempos.

Em 'ano sabático', ou pelo menos sem competir em 2025, estão Patrícia Mamona (triplo salto), Cátia Azevedo (400 metros) e Francisco Belo (lançamento do peso), mas sem nenhum ter "sinalizado o final da carreira".

José Barros destaca que Patrícia Mamona, que foi medalhada de prata nos Jogos Olímpicos, "ainda tem todas as condições para regressar aos bons resultados" e que não será pela idade (fará 37 anos em novembro), que deixa "poder regressar em grande forma".

Todos os outros atletas de topo estarão em Braga, destacando-se os despiques a três que vão ser vistos nos 800/1.500 metros masculinos e lançamento do peso, femininos.

Será uma das poucas ocasiões para ver em solo português em simultâneo o recordista nacional, Isaac Nader, com Nuno Pereira e José Carlos Pinto, que têm conquistado vários meetings internacionais, nas últimas semanas.

No peso, Auriol Dongmo, Jessica Inchude e Eliana Bandeira vão mostrar porque a especialidade, durante tanto tempo em plano secundário, em Portugal, é agora das mais fortes.

Na velocidade masculina, a grande curiosidade é ver como o recente recordista nacional de sub-20 em 200 e 400 metros, Pedro Afonso, se vai dar no embate com os ainda favoritos Delvis Santos e João Coelho.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nélson Semedo juntou-se a José Mourinho e Bruno Fernandes reagiu assim

Mercado

Nélson Semedo juntou-se a José Mourinho e Bruno Fernandes reagiu assim

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Fórmula 1

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas