Rui Silva dá uma valente 'ajuda' e Benfica vence Sporting na Supertaça

Um golo do grego Vangelis Pavlidis no arranque da segunda parte entregou ao Benfica o primeiro título da época desportiva 2025/26. Leões falham o terceiro título consecutivo diante dos encarnados.

FARO, PORTUGAL - JULY 31: Vangelis Pavlidis of SL Benfica celebrates with teammate Richard Rios of SL Benfica after scoring a goal during the Portuguese Super Cup match between Sporting CP and SL Benfica at Estadio Algarve on July 31, 2025 in Faro, Portug

© Getty Images

Rodrigo Querido
31/07/2025 22:46 ‧ ontem por Rodrigo Querido

Desporto

Supertaça Cândido de Oliveira

Foi a vermelho e branco que se fez a festa a sul do país. O arranque da temporada 2025/26 do futebol português contou com a vitória do Benfica diante do Sporting, por 1-0, e a conquista da 10.ª Supertaça Cândido de Oliveira por parte dos encarnados.

 

O único golo do encontro foi apontado por Vangelis Pavlidis no início do segundo tempo, ele que 'vingou' de certa forma os dois títulos perdidos para os leões na reta final da temporada transata.

Filme do jogo:

Neste que era o arranque oficial de temporada para os dois grandes rivais da cidade de Lisboa, estavam frente a frente duas equipas em situações distintas no arranque de temporada. Se de um lado aparecia um bicampeão, e vencedor de dobradinha, com várias semanas de trabalho na pré-época, do outro estava um adversário a quem, como Bruno Lage fez saber na antevisão, faltou tempo de preparação em comparação com os verde e brancos. E isso viu-se bem nos primeiros 45 minutos no Algarve.

Depois de uma emotiva homenagem a Diogo Jota e André Silva antes do apito inicial de Fábio Veríssimo, houve espaço para o regresso da fina flor do futebol português e aí acabou por se confirmar o que já se antevia. O Sporting acabou por ter maior ascendente, ao passo que o Benfica mostrou dificuldades em encontrar caminhos para a baliza de Rui Silva

Estavam decorridos apenas seis minutos quando surgiu o primeiro golo a sul do país. Após um cruzamento rasteiro de Conrad Harder, que ocupou a vaga do sueco Viktor Gyokeres na frente de ataque dos leões, Pedro Gonçalves surgiu na cara de Trubin e atirou a contar. Mas a festa leonina durou pouco. O tiro certeiro acabou por ser anulado por fora de jogo do jogador dinamarquês no decorrer da jogada.

Festa começou num lado e acabou no outro. As imagens do Sporting-Benfica

Festa começou num lado e acabou no outro. As imagens do Sporting-Benfica

Final da Supertaça Cândido de Oliveira contou ainda com uma arrepiante homenagem a Diogo Jota e André Silva, no Estádio do Algarve. Benfica acabou por ser feliz e 'vingou-se' do bicampeão Sporting.

Miguel Simões | 22:47 - 31/07/2025

O Benfica, que se apresentou em campo com quatro reforços, foi crescendo com a passagem dos minutos e esteve perto de igualar a contenda aos 19 minutos. Gonçalo Inácio perdeu a bola e deixou Pavlidis com espaço na direita, com o avançado a cruzar rasteiro. A sorte do Sporting é que nada surgiu ninguém dos encarnados a desviar para a baliza. Ao minuto 26, foi a vez de Pavlidis estar perto de descontar. O grego surgiu a cabecear em boa posição à baliza de Rui Silva. No entanto, estava em posição irregular.

Já a caminho do tempo de intervalo, Geny Catamo protagonizou dois lances perigosos para a baliza de Trubin. Primeiro, aos 35 minutos, atirou em arco para o poste mais distante, com a bola a não ficar muito longe das redes contrárias. Logo depois, o africano tirou um cruzamento bem medido, mas Harder chegou atrasado. Do lado contrário, Rui Silva segurou um cruzamento perigoso de Aursnes.

Leão reentrou melhor... mas Rui Silva 'furou' as luvas

Sem alterações em nenhuma das equipas para a segunda parte, o Sporting voltou a entrar melhor do que o rival, à semelhança do que tinha acontecido na primeira metade. Primeiro foi Harder a criar perigo num acrobático remate de primeira e que passou perto da baliza de Trubin e, logo depois, um remate de Trincão ficou prensado num defesa dos encarnados.

Mas quem acabou por marcar foi mesmo o Benfica. Pavlidis abriu a contagem no Algarve aos 50 minutos. O avançado dos encarnados aproveitou um alívio ineficaz de Maxi Araújo e rematou para o fundo da redes já dentro da área. Rui Silva, que até estava bem posicionado, deixou a bola passar por entre as mãos. Na quarta-feira foi o autocarro do Sporting que teve um pneu furado, mas neste lance pareceu que o guardião é que tinha as luvas furadas.

Logo de seguida, o Sporting ficou a pedir um penálti de Nicolás Otamendi sobre Harder, mas Fábio Veríssimo assim não entendeu e mandou prosseguir a partida. Seguiram-se duas expulsões nos bancos de Benfica e Sporting, uma para cada lado, de elementos da equipa técnica. Aos 59 minutos, Pavlidis esteve perto de bisar. O grego encontrou espaço à entrada da área e atirou rasteiro. Rui Silva esticou-se todo e, junto ao solo, afastou a bola para canto com uma palmada junto ao poste direito.

Em cima da hora de jogo, Rui Silva promoveu uma tripla alteração. Os reforços Luis Suárez e Kochorashvili foram lançados, assim como Zeno Debast. As mexidas tornaram o Sporting mais perigoso ofensivamente, mas sem conseguir criar grandes ocasiões de perigo junto da baliza contrária. Destaque para um remate de Trincão, aos 76', que acabou nas luvas de Trubin.

O jogo caminhava para os últimos minutos e o Sporting arriscava tudo para tentar chegar ao empate. O Benfica, por sua vez, mostra solidez defensiva num momento crucial do jogo e conseguiu afastar o perigo da sua defesa. Aos 83', António Silva mostrou esta muito atento e cortou um remate de Luis Suárez que levava a direção da baliza.

A reta final do encontro ficou marcada por momentos que em nada engradecem o futebol. O jogo tornou-se feio e Fábio Veríssimo foi ao bolso buscar o cartão vermelho em duas ocasiões para controlar os ânimos exaltados que se fizeram sentir. St. Juste, sentando no banco de suplentes, foi expulso por protestar com o árbitro. Do lado contrário, Nuno Santos, treinador de guarda-redes do Benfica, também foi expulso.

O Benfica acabou por fazer a festa no Algarve num dérbi escaldante, com muitas caras novas a mostrar-se pela primeira vez. Os encarnados conquistaram a 10.ª Supertaça do palmarés e descolam do Sporting (9). As águias não só se isolaram como o clube com mais títulos conquistados em Portugal, como também terminaram com a série de sete jogos sem vencer os rivais no tempo regulamentar.

Momento do jogo: O avançado do Benfica Pavlidis aproveitou um ressalto à entrada da área para fazer o primeiro e único golo do encontro. Rui Silva não ficou nada bem no lace.

Equipas iniciais

Onze do Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Conrad Harder.

Suplentes do Sporting: João Virgínia, Jeremiah St. Juste, Zeno Debast, Geovany Quenda, Giorgi Kochorashvili, Ricardo Esgaio, João Simões, Eduardo Quaresma e Luis Suárez.

Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis e Kerem Akturkoglu.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Rafael Obrador, Andreas Schjelderup, Henrique Araújo, Gianluca Prestianni, Tiago Gouveia, Florentino Luís, Gonçalo Oliveira e João Veloso.

Antevisão

Sporting e Benfica disputam, esta quinta-feira, a Supertaça Cândido de Oliveira, com ambas as equipas a terem timings diferentes na pré-temporada, mas a mesma ambição de começar a época 2025/26 com a conquista do primeiro troféu do novo ciclo.

Com uma pré-época mais recheada de futebol, o Sporting teve tempo suficiente para preparar esta partida, já que começou os trabalhos de regresso em Alcochete já no final do mês de junho.

Com a 'novela' do verão terminada, Rui Borges pode virar a página do capítulo Gyokeres e focar-se nos novos desafios com o plantel que tem à disposição, que teve uma novidade no dia de ontem, com Maxi Araújo a treinar e poder ser opção para o jogo desta noite.

O treinador do Sporting que teve todos os resultados possíveis na preparação da nova época, com oito jogos disputados e apenas quatro vitóriasdiante da equipa B leonina, Torreense, Sunderland e também Villarreal, no Troféu dos Cinco Violinos, que foram acumuladas com três empates frente a Nacional, Portimonense e Farense e ainda uma derrota ante o Celtic.

Já o Benfica contou com apenas 14 dias de trabalho num verão que acabou por ser de muito futebol e pouco descanso, dada a participação do clube da Luz no Campeonato do Mundo de Clubes, onde ficaram pelos oitavos de final, ao perder frente ao eventual campeão Chelsea.

Com várias mexidas no plantel e ainda mais previstas acontecer, Bruno Lage fez apenas dois jogos de preparação, tendo vencido ambos, incluindo frente ao Fenerbahçe, por 3-2, na habitual Eusébio Cup, no Estádio da Luz.

O histórico recente entre as duas equipas, para todas as competições, favorece o Sporting, que apenas perdeu na final da Taça da Liga de 2024/25, vencendo os dois encontros na I Liga dessa mesma temporada e ainda a Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor a ser a partida mais recente.

No entanto, no que toca a Supertaças, a história é bem diferente, com os únicos dois duelos deste século a caírem cada uma para um dos lados, embora a última, na temporada 2019/20, a ser bem mais expressiva, com os encarnados a golearem, por 5-0, o emblema leonino.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), com arbitragem liderada por Fábio Veríssimo, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Revolução à vista. O onze provável de Bruno Lage para o Sporting-Benfica

Leia Também: Rui Borges mexe no 'puzzle'? O onze provável do Sporting na Supertaça

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nélson Semedo juntou-se a José Mourinho e Bruno Fernandes reagiu assim

Mercado

Nélson Semedo juntou-se a José Mourinho e Bruno Fernandes reagiu assim

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Fórmula 1

Fórmula 1 à chuva? A 'sugestão' cara e inconvencional de Alonso

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas