"Não é fácil agora jogar sem Gyokeres e esta saída vai fazer mossa"

A Supertaça entre o Sporting, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, e o Benfica, finalista, "é sempre um jogo imprevisível", segundo o antigo futebolista e treinador-adjunto Carlos Pereira, que salienta o "ritmo competitivo diferente" dos 'leões'.

LISBON, PORTUGAL - 2025/05/10: Viktor Gyokeres of Sporting CP (R), Florentino Luis (L) and Antonio Silva (C) of SL Benfica seen in action during the Liga Portugal Betclic match between Sport Lisboa Benfica and Sporting Clube de Portugal at Estadio da Luz.

© Getty Images

Lusa
29/07/2025 08:56 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Supertaça Cândido de Oliveira

A Supertaça entre o Sporting, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, e o Benfica, finalista, "é sempre um jogo imprevisível", segundo o antigo futebolista e treinador-adjunto Carlos Pereira, que salienta o "ritmo competitivo diferente" dos 'leões'.

 

"Nesta altura a condição física das equipas também não é a melhor, mas é sempre um Sporting-Benfica e prevê-se que possa ser um bom jogo, mas ainda com algumas lacunas de parte a parte", começou por dizer à agência lusa, o ex-defesa, de 76 anos, que alinhou pelo clube de Alvalade, no período entre 1972 e 1975, voltando, posteriormente, como adjunto do ex-selecionador nacional Paulo Bento, de 2005 a 2009.

Na quinta-feira, 'leões' e 'águias' voltam a medir forças para a Supertaça seis anos depois, quando se defrontaram em 2019, igualmente no Estádio Algarve, na altura com triunfo dos 'encarnados' por 5-0, com o irmão do antigo líder do departamento de prospeção 'leonino', Aurélio Pereira, a defender que a equipa orientada por Rui Borges parte com alguma vantagem para um "jogo que é sempre imprevisível", uma vez que iniciou a pré-época mais cedo.

"Sim, nesse campo acho que [o Sporting parte em vantagem]. Já têm um ritmo competitivo diferente e poderá ser decisivo no confronto. No entanto, é sempre um jogo imprevisível e o Benfica vai querer também marcar a sua presença numa final que é sempre uma final", argumentou.

Sem querer apontar um favorito, o vencedor de um campeonato e duas Taças de Portugal na sua passagem como jogador pelo Sporting, falou, depois, da "lacuna grande" do plantel bicampeão nacional e vencedor da última edição da Taça de Portugal.

"A diferença não é assim tão grande. Mesmo estando o Benfica algo cansado pelas circunstâncias do Mundial de clubes, acho que o Sporting terá agora uma lacuna grande. O entrosamento que tinha com o Gyökeres não se vai manifestar. É um jogo de tripla, é sempre um duelo, uma final, a disputa de um troféu e não há, para já, um favorito", defendeu.

O ex-adjunto de Paulo Bento, que contribuiu para a conquista de duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira assim que regressou ao clube, reforçou que "o Sporting vai estar algum tempo para se adaptar" a jogar sem o avançado sueco, de 27 anos, que assinou 97 golos e 27 assistências durante as últimas duas temporadas.

"Não é fácil agora jogar sem Gyökeres e esta saída vai fazer mossa na forma de jogar. O [treinador] Rui Borges terá de adaptar o sistema de jogo sem ele, vai criar mais alternâncias de jogo e outras soluções. É uma saída de um jogador muito importante, a equipa estava muito rotinada com ele e ele com a equipa. É uma lacuna bastante difícil de colmatar", concluiu.

Na edição passada, o FC Porto conquistou o título, derrotando o Sporting por 4-3, após prolongamento, depois de um empate 3-3 no tempo regulamentar.

O FC Porto é a equipa com mais títulos (24), enquanto o vencedor da edição deste ano vai destacar-se no segundo lugar, uma vez que 'leões' e águias' estão igualados com nove troféus cada.

Leia Também: "Parece que o Sporting tem vantagem, mas o Benfica está mais fresco..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Candidatos do Benfica em 'guerra' sobre voto eletrónico: "Isto não é..."

Benfica

Candidatos do Benfica em 'guerra' sobre voto eletrónico: "Isto não é..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Fórmula 1

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas