Sem qualquer interrupção, o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 prossegue no próximo fim de semana. O GP da Hungria é o que se segue na agenda, levando o 'circo' ao renovado circuito de Hungaroring nos arredores de Budapeste. Eis as informações essenciais e os horários para acompanhar.
A situação do campeonato
O ano está a ser dominado pela McLaren. A equipa de Woking já soma mais de 500 pontos no Mundial de Construtores e tem os seus dois pilotos no topo do campeonato.
Depois da vitória do último domingo no GP da Bélgica, Oscar Piastri lidera com mais 16 pontos do que Lando Norris. O campeão dos últimos quatro anos, Max Verstappen (Red Bull) não está com a vida fácil: chega à Hungria a 109 pontos da dianteira do Mundial, sendo cada vez mais improvável que alcance o pentacampeonato este ano.
George Russell (Mercedes) e Charles Leclerc, que é o melhor da Ferrari, encerram o top cinco e estão no encalço da terceira posição de Verstappen. Um pouco mais abaixo, em sétimo, segue o melhor estreante - Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes.
Se entre os pilotos pode haver mudança de líder na Hungria, no que toca aos construtores nada irá mudar no topo: a McLaren tem uma confortável vantagem de 268 pontos perante a Ferrari, que luta pelo segundo posto com a Mercedes e com a Red Bull. O trio está separado por 56 pontos.
Os campeonatos de promoção: Pode haver campeão na F3
Tal como em várias outras rondas, a Fórmula 1 é acompanhada pelas suas duas antecâmaras. Na Fórmula 2, Leonardo Fornaroli (Invicta) está no comando com mais três pontos do que Richard Verschoor (MP Motorsport), sendo Jak Crawford (DAMS) terceiro a nove pontos e Alex Dunne (Rodin) quarto com menos 11 pontos.
A Fórmula 3 tem, na Hungria, a sua penúltima ronda. Rafael Câmara (Trident) está na liderança com mais 28 pontos do que Nikola Tsolov (Campos), sendo Tim Tramnitz (MP Motorsport) terceiro a 33 pontos. Assim, Câmara poderá ser campeão caso saia do Hungaroring com pelo menos 40 pontos de vantagem - o que é possível considerando as margens atuais. O português Ivan Domingues (Van Amersfoort Racing), que já tem uma vitória somada, segue em 19.º.
Circuito amplamente renovado
Depois de uma primeira fase das obras no ano passado, o recinto do Hungaroring voltou a estar em obras nos últimos meses, renovando-se profundamente sem que isso afete o desenho da pista.
Numa primeira fase, concluída em 2024, o paddock foi alargado e existiram dois novos túneis por baixo da reta principal no sentido de melhorar o fluxo de pessoas a entrar e sair.
Já para este ano, a bancada principal foi totalmente reconstruída, assim como o paddock que passa a contar com edificado moderno e de maiores dimensões.
Depois do GP da Hungria deste ano, os trabalhos vão retomar a tempo de concluir o projeto de renovação multifaseado antes da edição de 2026.
Os horários
Os horários do GP da Hungria, que pode consultar abaixo, são pela hora de Portugal Continental (menos uma hora nos Açores).
- Sexta-feira, 1 de agosto
- 12h30-13h30: Treino livre 1
- 16h00-17h00: Treino livre 2
- Sábado, 2 de agosto
- 11h30-12h30: Treino livre 3
- 15h00-16h00: Qualificação
- Domingo, 3 de agosto
- 14h00: Corrida
Leia Também: Piastri reforça liderança da F1 e McLaren passa do meio milhar de pontos