Não há Gyokeres, há outro nórdico. Sporting vence Troféu Cinco Violinos

Sporting derrotou Villarreal à boleia de um penálti de Morten Hjulmand, ao 'substituir' Viktor Gyokeres, que está de saída para o Arsenal. Atenções viram-se agora para a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Benfica.

OEIRAS, PORTUGAL - JULY 25:  Morten Hjulmand of Sporting CP celebrates with teammates after scoring a goal during the Pre-Season Friendly match between Sporting CP and Villarreal at Estadio Nacional on July 25, 2025 in Oeiras, Portugal. (Photo by Gualter

© Getty Images

Miguel Simões
25/07/2025 21:38 ‧ ontem por Miguel Simões

Desporto

Pré-época

O Sporting conquistou o seu décimo Troféu Cinco Violinos, esta sexta-feira, ao derrotar o Villarreal, por 1-0, com um golo solitário de Morten Hjulmand. À falta do goleador Viktor Gyokeres, de saída para o Arsenal, foi o capitão - um dos outros nórdicos do plantel - a resolver a questão através da marcação de uma grande penalidade, virando agora as atenções para a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Benfica.

 

Com o reforço João Virgínia em (re)estreia na baliza do Sporting, Rui Borges decidiu ainda colocar Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geny Catamo, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Conrad Harder no onze inicial do duelo que se disputou no Estádio do Jamor, enquanto ainda decorrem as obras de remodelação do Estádio de Alvalade.

À semelhança do que havia acontecido frente ao Sunderland, no último jogo particular do estágio no Algarve, os leões entraram mais fortes e voltaram a marcar cedo, embora desta vez tal tenha acontecido na sequência de um penálti madrugador.

Com apenas sete minutos decorridos, Conrad Harder 'sacou' uma grande penalidade cometida por Kambwalla e, ao oitavo minuto do encontro, coube a Morten Hjulmand a responsabilidade de, com classe, colocar o Sporting a vencer o conjunto que ficou no quinto lugar da La Liga na temporada transata. A dupla de dinamarqueses soube, assim, como 'compensar' a ausência do internacional sueco, que já havia aterrado em Londres por essa altura.

Foi assim a chegada de Viktor Gyokeres à cidade de Londres

Foi assim a chegada de Viktor Gyokeres à cidade de Londres

O ainda avançado do Sporting está a um curto passo de assinar contrato com os ingleses do Arsenal. Exames médicos devem ser realizados nas próximas horas e seguir-se-á a oficialização.

Rodrigo Querido | 20:12 - 25/07/2025

O conjunto leonino ainda voltou a estar perto de marcar, nomeadamente nas investidas de Geny Catamo e Francisco Trincão, sendo que, pelo meio, Yéremy Pino também assustou João Virgínia de olho no golo do empate.

Já na reta final do primeiro tempo, Conrad Harder cabeceou ao lado da baliza de Luiz Júnior, à beira do apito para o intervalo, foi a vez de Geny Catamo voltar a aparecer, para protagonizar uma das melhores ocasiões até então, vendo a bola passar a rasar o poste. 

Com uma alteração no Sporting ao intervalo (troca de Ousmane Diomande por Zeno Debast) , Marcelino García Toral optou por fazer quatro alterações no Villarreal, que até entrou forte no segundo tempo. Yéremy Pino ameaçou logo a abrir, Etta Eyong atirou ao poste e Alberto Moleiro provocou o terceiro susto a João Virgínia em meia dúzia de minutos.

Sem Gyokeres, este Sporting 'trinca' pouco e precisa mesmo de Geny(o)

Sem Gyokeres, este Sporting 'trinca' pouco e precisa mesmo de Geny(o)

Sporting concluiu o estágio de pré-época em Lagos com um triunfo, o único em quatro jogos disputados no Algarve. Apenas Geny Catamo e Francisco Trincão conseguiram 'faturar' numa equipa ainda 'dependente' de Viktor Gyokeres.

Miguel Simões | 07:33 - 22/07/2025

Rui Borges sentiu a necessidade de voltar a mexer, aos 55 minutos, retirando Gonçalo Inácio e Pote para dar lugar a Jeremiah St. Juste e Geovany Quenda, respetivamente. O Sporting tirou o 'pé do acelerador' (sem remates à baliza) e conservou a vantagem mínima que tinha no encontro, voltando a haver substituições ao minuto 70, com as entradas de Eduardo Quaresma, Ricardo Esgaio e Alisson Santos para as vagas deixadas por Matheus Reis, Iván Fresneda e Geny Catamo, sendo que, pouco depois, Francisco Trincão, Hidemasa Morita e Conrad Harder cederam os lugares a Rayan Lucas, João Simões e Rodrigo Ribeiro.

O jogo foi caminhando para o fim e a ausência de mais golos ditou o décimo Troféu Cinco Violinos para o Sporting, à 13.ª edição, tratando-se mesmo da terceira conquista consecutiva, a apenas seis dias do grande dérbi na discussão da Supertaça Cândido de Oliveira, na próxima quinta-feira, frente ao Benfica, no Estádio do Algarve.

De referir que, numa pré-época com oito jogos, o Sporting venceu metade (Sporting B, Torrrense, Sunderland e Villarreal), empatou três (Nacional, Portimonense e Farense) e perdeu um (Celtic).

[Notícia atualizada às 21h42]

Leia Também: Sporting com mão pesada. Decisão de Varandas retira dinheiro a Gyokeres

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Madalena Aragão

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Fórmula 1

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas