João Mário revela-se feliz por deixar o FC Porto e mudar-se para a Juventus. Depois de uma longa ligação ao clube azul e branco, onde fez quase toda a formação antes de ser aposta de Sérgio Conceição na equipa principal, o internacional português de 25 anos dá o salto na carreira para Itália e reconhece que Francisco Conceição o ajudou na hora de dizer 'sim' ao gigante italiano.
"A Juventus é um clube incrível, o mais importante da Itália e um dos melhores do mundo. Por isso, não poderia estar mais entusiasmado por iniciar esta nova aventura em Turim. Espero que seja uma grande temporada para mim e para a Juventus. Quero dar o meu melhor por este clube", começa por dizer João Mário, em entrevista aos canais oficiais da Juventus, citado pelo TuttoSport, prosseguindo.
"Conversámos e o Chico só teve coisas boas a dizer sobre a Juventus e sobre esta cidade. Quando falei com ele, soube imediatamente que tinha de vir para cá. Estou muito feliz por poder jogar com ele novamente", reconhece o jogador português.
Refira-se que o FC Porto encaixa 12 milhões de euros com a venda de João Mário, revelaram os dragões em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A SAD azul e branca revela ainda que o acordo "prevê também 10% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição desportiva do jogador".
O que podem esperar os adeptos?
João Mário foi, ainda, desafiado a apresentar-se aos adeptos e garante ser um jogador muito mais ofensivo do que defensivo, apesar de ter sido adaptado a lateral direito.
"Quando comecei a jogar, era extremo, devido às minhas qualidades mais ofensivas... Agora, porém, alinho como lateral-direito porque sinto-me mais confortável nessa posição. Os adeptos podem esperar um jogador ofensivo que gosta de criar oportunidades, de fazer assistências e até mesmo de marcar alguns golos, se possível", aponta o ex-FC Porto, que também deixa destaca a Serie A como "um campeonato muito competitivo com vários jogadores de qualidade".
Mais um português em Turim
A Juventus tem contado com presença portuguesa nos últimos anos e esta época não será execeção. Alberto Costa até fez o caminho inverso e assinou pelo FC Porto, mas Francisco Conceição e João Mário vão ser os responsáveis por continuar a dar sotaque português ao conjunto italiano.
Antes disso, foram vários os craques portugueses que vestiram a camisola da Vecchia Signora. Cristiano Ronaldo, claro está, João Cancelo ou Renato Veiga são os exemplos mais recentes, mas a Juventus desde cedo teve jogadores portugueses. Rui Barros, Paulo Sousa, Dimas, Jorge Andrade e Tiago Mendes também passaram por Turim.
Há, ainda, o caso de Félix Correia, extremo português que foi contratado recentemente pelos franceses do Lille ao Gil Vicente. Félix passou pelos sub-23 da Juventus e chegou a estrear-se pela equipa principal, numa altura em que partilhava o balneário com CR7.
Despedida emotiva
Durante o seu longo percurso no FC Porto, que durou 16 anos, João Mário conquistou dois campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira, títulos aos quais juntou, também, a UEFA Youth League, aos serviço da equipa de sub-19.
Na hora de se despedir, o internacional português de 25 anos não escondeu a emoção com uma mensagem, em vídeo, publicada na rede social Instagram, onde recordou os primeiros passos, em criança, e tudo aquilo que conquistou no Dragão.
"Portistas, chegou o momento de dizer adeus. Cheguei aqui ainda criança, com apenas nove anos e muitos sonhos por realizar. Saio ao final de 16 temporadas com o orgulho de ter defendido as cores deste clube que me deu absolutamente tudo e ao qual serei eternamente grato. Obrigado por me acolherem desde o primeiro dia e transformarem-me na pessoa que sou hoje", agradeceu João Mário, o mais recente reforço da Juventus para a nova temporada 2025/26.
Leia Também: "Como se fosse no Dragão". A conversa entre Chico Conceição e João Mário