Viktor Gyokeres não compareceu, na tarde sábado, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, de onde o Sporting partiu para viagem rumo a Lagos, no Algarve, local que acolhe o estágio de pré-época até ao dia 22 de julho. O avançado não escapou à instauração de um processo disciplinar, confirmado pelo presidente dos leões, Frederico Varandas.
Autorizado a apresentar-se mais tarde na Academia Cristiano Ronaldo, o camisola nove dos bicampeões nacionais continua sem dar 'sinal de vida', em forma de protesto face à intransigência dos leões nas negociações com o Arsenal para a transferência do jogador, de 27 anos.
O gigante inglês fez chegar uma oferta de 65 milhões de euros (mais 15 em objetivos), que foi prontamente recusada pelo Sporting, uma vez que Frederico Varandas pretende, no mínimo, uma oferta que contemple 70 milhões de euros fixos.
Depois de muita intransigência e negociações, o Arsenal deu o braço a torcer e respondeu às exigências do Sporting. Os gunners vão apresentar uma oferta no valor de 63 milhões de euros (mais 10 milhões de euros em objetivos) para garantir o jogador. Este montante, refira-se, está bem abaixo dos 100 milhões da cláusula de rescisão.
Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Dias Ferreira comenta a relação tensa entre Viktor Gyokeres e o Sporting, deixando críticas ao comportamento do jogador em todo este processo.
"Não tenho um estado de alma para definir esta 'novela'. Não consigo falar em ingratidão, mas sim em tristeza. Pela minha experiência, até entendia se fosse um jogador sul-americano, mas não é o caso. Acho estranho alguém com mentalidade sueca ir na conversa dos empresários. Está claramente a ser mal aconselhado. O Gyokeres e o seu empresário deviam era agradecer a Frederico Varandas. O Sporting está a fazer um 'desconto' de 30 milhões para satisfazer os desejos de um jogador e ainda estão a fazer 'guerra'? O Arsenal quer o atleta e tem de apresentar os valores pretendidos. O Sporting tem uma posição correta e não deve e nem pode abdicar dos seus princípios. As pessoas passam, mas os clubes permanecem", começou por dizer o antigo dirigente do clube de Alvalade, aproveitando para reagir à recente entrevista do sueco ao L'Équipe, na qual este afirmou o sentimento de "vingança" para com o campeonato inglês.
"Está a limitar a sua escolha. Na minha opinião, é uma má decisão porque ele já esteve lá. Vão me dizer que não é o mesmo jogador, mas os ingleses não são estúpidos. Não falta dinheiro em Inglaterra. Olhando para as características do Viktor, o futebol italiano ou o espanhol seriam mais adequados. Cairia quem nem uma 'ginja' no Atlético de Madrid ou Real Madrid, mas ele só quer jogar em Inglaterra. A imagem dele junto dos adeptos do Sporting está beliscada. Que venha o dinheiro e que vá embora!", termina.
Neste momento, Viktor Gyokeres, por decisão própria, está afastado do plantel liderado por Rui Borges, focado em preparar a equipa do Sporting para a final da Supertaça, no dia 31 de julho, no Estádio do Algarve, frente ao Benfica. O avançado está a treinar sozinho e aguarda pela resolução das negociações entre os leões e o Arsenal. Os gunners estão a estagiar em La Manga, em Espanha, e pretendem fechar o plantel antes da digressão asiática.
Leia Também: Com Viktor Gyokeres por um fio, Sporting já terá o 'sim' de Luis Suárez