Powered bySolverde
Disclaimer

Benfica volta a atacar e divulga áudios na sala do VAR no pisão a Belotti

Encarnados publicaram um comunicado nas plataformas oficiais, no qual voltam a tecer duras críticas à decisão do Conselho de Disciplina da FPF no dérbi entre Sporting e Benfica na final da Taça de Portugal.

Sporting Lisbon's Danish midfielder #42 Morten Hjulmand fights for the ball with Benfica's Turkish midfielder #17 Muhammed Akturkoglu during the 'Taca de Portugal' (Portugal's Cup) final football match between SL Benfica and Sporting CP at Jamor stadium i

© Getty Images

Rodrigo Querido
13/07/2025 20:16 ‧ há 7 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Taça de Portugal

O Benfica voltou à carga contra o que aconteceu na final na Taça de Portugal e publico este domingo, através das suas plataformas oficiais, a transcrição dos áudios ocorridos durante mais de dois minutos na sala do VAR acerca do lance envolvendo Matheus Reis e Belotti no dérbi diante do Sporting no Estádio Nacional, no Jamor.

 

Um dia depois de ter exigido a suspensão de árbitros envolvidos na Taça de Portugal, as águias voltam ao mesmo assunto e referem que o recente acórdão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que contém os castigos do dérbi na final da Taça, confirma "os erros cometidos pelo VAR Tiago Martins e pelos seus assistentes Vasco Santos e Sérgio Jesus na final da Taça de Portugal 2024/25, em evidente prejuízo do Benfica."

"O Benfica vencia a final da Taça de Portugal por 1-0, quando, aos 90:04,27 minutos, junto à bandeirola de canto do lado direito do ataque das águias, Belotti, caído no relvado, foi deliberadamente pisado na cabeça pelo sportinguista Matheus Reis, que tinha de ser expulso com cartão vermelho direto. No terreno, a equipa de arbitragem não sancionou; na Cidade do Futebol, a equipa de VAR adulterou a verdade desportiva na decisão da prova", escrevem os encarnados no site oficial, num vídeo que tem como título "Como o VAR impediu o Benfica de ganhar a Taça de Portugal".

Benfica reage a bronca no VAR da final do Jamor e exige suspensões

Benfica reage a bronca no VAR da final do Jamor e exige suspensões

Benfica reforçou os erros que "privaram" a equipa de Bruno Lage de conquistar a Taça de Portugal, frente ao Sporting (1-3 após prolongamento), apontando o dedo ao VAR Tiago Martins e aos seus assistentes Vasco Santos e Sérgio Jesus, com pedidos de "suspensão imediata".

Miguel Simões | 11:58 - 12/07/2025

Confira o comunicado do Benfica na íntegra:

"Estádio Nacional do Jamor, dia 25 de maio de 2025. O Benfica vencia a final da Taça de Portugal por 1-0, quando, aos 90:04,27 minutos, junto à bandeirola de canto do lado direito do ataque das águias, Belotti, caído no relvado, foi deliberadamente pisado na cabeça pelo sportinguista Matheus Reis, que tinha de ser expulso com cartão vermelho direto. No terreno, a equipa de arbitragem não sancionou; na Cidade do Futebol, a equipa de VAR adulterou a verdade desportiva na decisão da prova.

O recente acórdão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirma os erros cometidos pelo VAR Tiago Martins e pelos seus assistentes Vasco Santos e Sérgio Jesus na final da Taça de Portugal 2024/25, em evidente prejuízo do Benfica.

Cerca de mês e meio após a realização do desafio, a transcrição dos diálogos ocorridos (durante mais de 2 minutos) na sala do VAR relativamente ao pisão deliberado de Matheus Reis na cabeça de Belotti provam o corrompimento dos factos e da verdade desportiva.

Vendo o lance na Cidade do Futebol, o VAR Tiago Martins começa por desvalorizar o incidente com expressões como "siga" e "foi sem querer", mas acaba por solicitar mais imagens, quer rever sob outro ângulo: "Mas vai lá, vai lá a essa baliza, vá, mete lá."

Após revisão, Tiago Martins não tem dúvidas: "Isto é vermelho, isto é vermelho, eu vou chamar [o árbitro Luís Godinho]."

O primeiro AVAR assistente, Vasco Santos, concorda com a apreciação do VAR: "Para mim, é vermelho."

O segundo AVAR assistente, Sérgio Jesus, informa que "o jogo recomeçou".

"Para mim, é vermelho", reafirma Vasco Santos.

Sérgio Jesus argumenta: "Mas o jogo já tinha recomeçado, não podes intervir."

Vasco Santos contrapõe: "O jogo está interrompido, é conduta violenta."

Tiago Martins decide que tem de comunicar com Luís Godinho: "Eu vou chamar, mete lá as imagens, isto é conduta violenta."

"Foi antes de ele interromper, […] exatamente, já não pode", considera, então, Vasco Santos.

E Sérgio Jesus tenta demover o VAR: "Está o jogo a decorrer, entretanto, recomeçou."

Tiago Martins reforça: "É conduta violenta na mesma, a bola não está lá, é pisão na cabeça."

Decorridos 9 segundos, Tiago Martins abdica de discutir com os AVAR e desiste da intenção de alertar o árbitro Luís Godinho relativamente à conduta violenta de Matheus Reis: "Ok, tudo bem, vá, siga."

O jogo prosseguiu, e os erros tiveram impacto direto no resultado da partida, impedindo o Benfica de ganhar, privando-o de um título que lhe pertenceria por mérito próprio."

Leia Também: Benfica reage a bronca no VAR da final do Jamor e exige suspensões

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Farpa? João Neves foi expulso pela 1.ª vez e Chelsea reagiu desta forma

Mundial de Clubes

Farpa? João Neves foi expulso pela 1.ª vez e Chelsea reagiu desta forma

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Tarifas

EUA esclarecem que tarifas sobre UE e México não se aplicam a automóveis

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas