A grande 'novela' deste mercado de transferências de verão pode estar perto de terminar. O jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista em questões relacionadas com o mercado de transferências, revelou este domingo que Arsenal e Sporting estão mais perto de um acordo final para a mudança de Viktor Gyokeres para Londres.
De acordo com a mesma fonte, os londrinos cederam ao que têm sido as exigências da SAD liderada por Frederico Varandas e estão agora a acertar os últimos pormenores de um acordo definitivo com os bicampeões nacionais.
Depois de uma proposta inicial de 60 milhões mais dez por objetivos que foi recusada pelos verde e brancos, os londrinos aumentaram a parada e agora estão dispostos a chegar as 70 milhões de euros fixos mais 10 milhões de euros por objetivos, nos termos que o Sporting pretendia para aceitar a venda do ponta-de-lança.
Ao que tudo indica, e de acordo com informações da imprensa desportiva nacional, o que terá desbloqueado as negociações foi uma tomada de posição de Hasan Cetinkaya. O agente de Gyokeres vai abdicar, ao que tudo indica, da totalidade da comissão, que rondava os sete milhões de euros, algo que permitiu que os londrinos melhorassem a proposta.
Da falta de comparência... ao processo disciplinar
Viktor Gyokeres, refira-se, não compareceu na pré-época do Sporting este sábado, já no dia limite apresentado pelos leões, pelo que não deverá escapou à instauração de um processo disciplinar, confirmado pelo presidente Frederico Varandas.
Autorizado a apresentar-se mais tarde na Academia Cristiano Ronaldo, o goleador sueco comunicou atempadamente à direção leonina que não pretendia voltar aos leões e, num autêntico 'braço de ferro', acabou mesmo por não dar 'sinal de vida' em Alcochete, antes da partida equipa de Rui Borges para o estágio no Algarve, em forma de protesto face à intransigência dos leões nas negociações com o Arsenal.
Certo é que esta 'novela' está mais perto de ter o final. Gyokeres tem um contrato de cinco épocas à sua espera nos gunners e está assim em vias de regressar ao futebol inglês, depois de ter jogado no Brighton, Swansea e Coventry, de onde saiu para os leões em 2023, a troco de 25 milhões de euros.
O sonho da Premier League
Protagonista de uma das 'novelas' mais intensas do mercado de transferências de verão, Viktor Gyokeres concedeu uma entrevista ao L'Équipe, divulgada no sábado, numa altura em que tem estado a 'forçar' a saída do Sporting para o Arsenal.
"Futuro? É futebol, nunca se sabe. Não estou a pensar nisso, mas vamos ver o que acontece. O que tiver de acontecer, acontecerá. O mais importante, para mim, é jogar por um clube que realmente me quer", começou por dizer sobre o tema, em declarações citadas no Foot Mercato, numa conversa que aconteceu no passado dia 7 de julho.
"Posso dizer que, face àquilo que consegui fazer no Sporting, estou convencido de que posso fazer o mesmo em qualquer lugar. Vocês ainda não viram o melhor do Gyokeres", acrescentou ainda o internacional sueco, em jeito de promessa.
Desafiado a falar do sonho de jogar na Premier League, Viktor Gyokeres afirmou ainda estar entre os melhores avançados do mundo na atualidade: "A Premier League é uma das maiores Ligas da Europa. Passei lá vários anos [em Inglaterra] sem poder jogar uma única partida [na competição]. Então, é claro, é algo que eu gostaria de tentar. Seria uma grande 'vingança' para mim".
Recorde-se que o internacional sueco tem contrato com o Sporting até 2028, blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, tendo registado um total de 97 golos e 27 assistências em 102 encontros disputados de leão ao peito nas últimas duas temporadas.
️🤍 The agreement between Arsenal and Sporting for Viktor Gyökeres, getting closer after new contacts today.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 13, 2025
Negotiations between clubs never off despite reports as Gyökeres only wanted Arsenal.#AFC now willing to get closer to €70m plus €10m add-ons as Sporting want. pic.twitter.com/kevLm6FG9P
Leia Também: Alisson revela tudo no Sporting. O número, Mbappé e Rafael Leão