Nos próximos anos, a General Motors e a Hyundai vão desenvolver novos modelos em conjunto, que podem ser elétricos, híbridos ou convencionais. Estes serão focados em mercados americanos, para diferentes segmentos. Deverão chegar ao mercado a partir de 2028.
As duas empresas vão conceber quatro carros para a América Central e América do Sul. Entre estes, encontram-se um SUV compacto, uma pick-up e uma pick-up média. As motorizações destas plataformas tanto poderão ser híbridas, como a combustão. Já para a América do Norte, será desenvolvida uma carrinha comercial totalmente elétrica.
A cargo da americana General Motors, ficará a plataforma de pick-up média. Já a sul-coreana Hyundai estará encarregue de liderar o desenvolvimento do SUV compacto e da carrinha elétrica. As plataformas serão partilhadas, enquanto o design manterá a consistência das marcas.
Com esta colaboração, a GM e a Hyundai procuram criar uma sinergia forte que lhes permita enfrentar os fabricantes chineses - cujos preços são particularmente competitivos. A expectativa é que sejam vendidas mais de 800 mil unidades por ano destes automóveis desenvolvidos em conjunto.
O entendimento entre as duas empresas prevê, ainda, uma colaboração no aço de baixas emissões de carbono.
Shilpan Amin, vice-presidente sénior e diretor global de compras e cadeia de fornecimento da GM, afirmou: "Ao fazer parceria, a GM e a Hyundai trarão mais opções aos nossos clientes mais rápido, a um custo mais baixo. Estes primeiros veículos co-desenvolvidos demonstram claramente como a GM e a Hyundai irão alavancar os nossos pontos fortes complementares e a escala combinada".
Já da parte da Hyundai, o presidente e diretor-executivo José Muñoz comentou: "A colaboração estratégica da Hyundai com a GM irá ajudar-nos a proporcionar valor e escolha aos nossos clientes em múltiplos segmentos de veículos e mercados. A nossa escala combinada na América do Norte e do Sul ajuda-nos a fornecer aos nossos clientes, com mais eficiência, mais do que eles querem - veículos com um design bonito, alta qualidade e focados na segurança, com tecnologia que apreciam".
Leia Também: Hyundai Ioniq 5 renova-se e tem mais autonomia