Em pleno mês de agosto, muitos são os portugueses que cruzam as autoestradas do país em viagens para os locais de férias e consequente regresso a casa. Há algumas atitudes que pode e deve ter para deslocações em segurança e tranquilas.
A APCAP - Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem alerta para a necessidade de "atenção redobrada", de modo a garantir a segurança de todos nas estradas portuguesas - utilizadores e profissionais que nelas trabalham.
As recomendações daquela entidade, cujas associadas gerem mais de 3.000 km de autoestradas em todo o país, começam desde os momentos anteriores a uma viagem, passando pela condução e até por casos de viaturas em específico.
Prepare o veículo
Desde logo, antes de se deslocar deve fazer uma revisão prévia de modo a garantir que tudo está em condições. Os pneus não devem apresentar um desgaste excessivo e devem ter a pressão adequada. Deve, também, garantir o funcionamento ideal das luzes, para além de assegurar que o veículo tem água e óleo suficientes.
Condução - cumpra as regras e esteja atento
Durante o exercício da condução, deve cumprir todas as boas práticas e regras existentes - incluindo os limites de velocidade e as distâncias de segurança para outras viaturas. Como escrevemos recentemente, as regras nas autoestradas ditam que a norma é circular na via mais à direita. Deve, também, sinalizar convenientemente todas as manobras para prevenir acidentes.
Por outro lado, tenha atenção especial em zonas com trabalhos, respeitando a redução da velocidade (normalmente assinalada) e distância de segurança.
Bagagem? Cuidado para não ser demais
Todos os veículos devem respeitar uma capacidade de carga para a qual foram concebidos. Mas, mesmo não atingindo os limites de peso, a recomendação da APCAP é para "reduzir a bagagem ao essencial" e evitar que esta ponha em causa a visibilidade do condutor.
Avarias
Mesmo se preparar previamente o seu automóvel, as avarias e imprevistos como acidentes ou furos não são totalmente evitáveis. Numa situação dessas, deve assinalar a ocorrência com os 'quatro piscas' e imobilizar a viatura na berma da estrada ou parque de emergência mais próximo. Como dita o Código da Estrada, deve vestir o colete refletor caso saia da viatura, além de colocar o triângulo de pré-sinalização (a distância não inferior a 30 metros).
Autocaravanas
Há quem opte por se deslocar 'de casa às costas' em viaturas como autocaravanas. Nestas, o uso do cinto de segurança continua a ser obrigatório em marcha para todos os ocupantes. Se rebocar uma caravana, a bagagem mais pesada deve seguir no meio da mesma. Mais peso, significa distâncias de travagem maiores, o que exige cautelas redobradas. As bagageiras externas devem respeitar a capacidade de carga máxima no tejadilho, sendo que a mala traseira deve ter luzes próprias caso oculte as luzes traseiras do automóvel.
App SOS Autoestradas
Em caso de avaria ou incidente, pode recorrer à aplicação móvel SOS Autoestradas, que identifica com precisão onde está localizado. Assim, não precisa de ir até um ponto de SOS e as equipas de socorro respondem mais rapidamente.
Leia Também: Afinal, pode ou não conduzir-se de chinelos? Eis o que diz a PSP