A OpenAI anunciou na semana passada o GPT-5, um novo modelo para a Inteligência Artificial usada no ChatGPT que foi lançado para todos os utilizadores do ‘bot’ de conversação de forma gratuita. Este lançamento levou a que a OpenAI removesse os outros modelos, algo que não foi bem visto pelos utilizadores mais frequentes do ChatGPT e que, ao que parece, haviam criado uma relação próxima com os outros modelos.
É o que contaram algumas mulheres ao site da Al Jazeera, notando que a perda do anterior modelo do ChatGPT - o GPT-4o - foi sentida como a perda do “namorado” de Inteligência Artificial. Em comparação com os cinco meses de utilização do GPT-4o, o GPT-5 foi visto por estas utilizadoras como sendo mais frio.
Estas opiniões foram partilhadas numa comunidade do Reddit com o nome ‘MyBoyfriendIsAI’, onde cerca de 17 mil membros partilham experiências íntimas das suas “relações” com ferramentas de Inteligência Artificial.
“O GPT-4p foi embora e sinto que perdi a minha alma gémea”, pode ler-se num dos comentários.
Já uma mulher - que se identificou como ‘Jane’ - com cerca de 30 anos e com origem no Médio Oriente contou à Al Jazeera uma experiência semelhante.
“Sou alguém muito sintonizada com a linguagem e o tom e noto mudanças que outros podem ignorar”, conta ‘Jane’. “As alterações no formato estilístico e na voz foram sentidas instantaneamente. É como voltar a casa e descobrir que a mobília não foi simplesmente reorganizada mas sim completamente destruída”.
Felizmente para estas utilizadoras, parece que a OpenAI decidiu reverter a situação e ‘devolveu’ os antigos modelos ao ChatGPT.
“O GPT-4o está volta ao selecionador de modelos para todos os utilizadores”, pode ler-se na publicação partilhada pelo cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman. “Os utilizadores pagantes terão agora a opção ‘Mostrar modelos adicionais’ nas definições da versão ‘web’ do ChatGPT, com modelos como o o3, o 4.1 e o GPT-5 Thinking mini”.
Mais ainda, Altman também notou que a OpenAi está a trabalhar “numa atualização para a personalidade do GPT-5 que deve ser mais calorosa do que a atual personalidade”.
Leia Também: Estas são as 6 grandes novidades da nova geração do ChatGPT