Cofundador de saída da xAI. "Aprendi 2 lições inestimáveis com Elon Musk"

Igor Babuschkin fundou a startup de Inteligência Artificial com Elon Musk em 2023 e sai agora para começar a sua própria empresa de capital de risco para apoiar empresas que tencionam desenvolver modelos de Inteligência Artificial de forma segura.

xai, elon musk, empresa, inteligência artificial

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
14/08/2025 08:58 ‧ há 3 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

xAI

O cofundador da startup xAI de Elon Musk dedicada ao desenvolvimento de Inteligência Artificial, Igor Babuschkin, anunciou que vai abandonar a empresa com efeitos imediatos. A notícia foi partilhada através de uma publicação na rede social X.

 

“Hoje foi o meu último dia na xAI, a empresa que ajudei a fundar com o Elon Musk em 2023”, escreveu Babuschkin. “Ainda me lembro do dia em que encontrei o Elon pela primeira vez, falámos durante horas sobre Inteligência Artificial e o que o futuro poderia reservar. Sentimos os dois que era necessária uma empresa de Inteligência Artificial com um tipo diferente de missão”.

Babuschkin liderava as equipas de engenharia da xAI e aproveitou a mesma publicação para anunciar que lançará a Babuschkin Ventures, a sua própria empresa de capital de risco dedicada a “apoiar a investigação de segurança em Inteligência Artificial e apoiar startups em Inteligência Artificial e sistemas com agência que façam avançar a humanidade e desbloqueiem os mistérios do nosso Universo”.

Babuschkin reservou mais algumas palavras para Musk, notando que os últimos dois anos passados na companhia do magnata multimilionário serviu para aprender algumas coisas importantes. 

“Aprendi duas lições inestimáveis com o Elon [Musk]: #1 Não tenhas medo de arregaçar as mangas e investigar pessoalmente os problemas técnicos, #2 Tem um sentido de urgência maníaco”, explicou Babuschkin.

Apple responde a acusação de Musk e garante ser

Apple responde a acusação de Musk e garante ser "justa e isenta"

A Apple garantiu que a App Store é "justa e isenta de preconceitos" em resposta à acusação feita por Elon Musk de que favorece a aplicação da OpenAI, que ocupa a primeira posição entre as mais descarregadas.

Miguel Patinha Dias com Lusa | 10:18 - 13/08/2025

Elon Musk em troca de galhardetes

Babuschkin abandona a xAI numa altura em que Elon Musk acusou a Apple de prejudicar o 'bot' de conversação criado pela empresa, o Grok, alegadando que a 'Empresa da Maçã' manipula as tabelas de popularidade da loja de aplicações App Store para beneficiar a rival OpenAI.

A Apple já rejeitou estas acusações mas, antes que a empresa se pudesse pronunciar, o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, começou a discutir com Elon Musk no X e acusou-o de manipular o algoritmo da rede social para beneficiar as suas próprias empresas. 

Algumas horas depois destas acusações de Altman, Musk respondeu e colocou em ‘cima da mesa’ o número de seguidores da cada um na rede social X.

“Seu mentiroso, tens três milhões de visualizações na tua publicação da treta, muito mais do que recebi em qualquer uma das minhas apesar de ter 50 vezes o teu número de seguidores”, escreveu Musk.

Não convencido, Altman desafiou Musk a assinar uma declaração escrita para garantir que nunca havia feito alterações ao algoritmo do X para impulsionar as visualizações de publicações partilhadas por si ou pelas suas empresas.

“Assinarias uma ‘affidavit’ [declarações escrita autenticada] em como nunca fizeste mudanças diretas ao algoritmo do X de forma a prejudicar os concorrentes e a ajudar as tuas próprias empresas?”, desafio Altman. “Pedirei desculpa se o fizeres”. O líder da OpenAi fez mais duas publicações a responder a Musk e colocou como hipótese para o desempenho mais fraco das publicações de Musk a “falta de habilidade” e até “‘bots’”.

[Notícia atualizada às 09:03]

Leia Também: Apple responde a acusação de Musk e garante ser "justa e isenta"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas