Felca não monetizou vídeo sobre adultização. Mas quanto teria recebido?

O youtuber brasileiro partilhou na semana passada um vídeo onde denunciou a exposição de crianças em vídeos partilhados pelo Instagram e pelo TikTok. Felca escolheu não monetizar o vídeo, mas teria recebido o equivalente a mais de 15 mil euros se o tivesse feito.

felca, youtuber, influencer

© YouTube / Felca

Miguel Patinha Dias
14/08/2025 09:51 ‧ há 3 horas por Miguel Patinha Dias

Tech

Felca

O mais recente vídeo partilhado pelo youtuber e influencer brasileiro Felipe Pereira - mais conhecido como Felca - tornou-se motivo de conversa pelo facto de ter abordado a “adultização” de crianças nas redes sociais.

 

No vídeo, Felca demonstra como o algoritmo do Instagram pode ser manipulado por pedófilos e abusadores para que sejam apresentados apenas vídeos de crianças menores que, desta forma, ficam expostas a este tipo de redes.

O vídeo - com cerca de 50 minutos de duração - foi partilhado a 7 de agosto e, no espaço de uma semana, viralizou e atingiu mais de 36 milhões de visualizações no YouTube. À data de publicação desta peça, o vídeo já vai com mais de 38 milhões de visualizações e já levou senadores brasileiros a apresentarem um pedido oficial para a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o objetivo de investigar influenciadores que exploram conteúdos infantis nas redes.

O impacto deste vídeo poderia traduzir-se numa rentabilidade acima da média para Felca mas, como nota a revista Veja, o youtuber decidiu não monetizar o vídeo. Mas quanto teria Felca recebido se tivesse optado pela monetização? A publicação brasileira estima que, a julgar pelos valores médios pagos no Brasil entre os 6 e os 15 reais por cada mil impressões, Felca teria recebido em torno de 100 mil reais que, na conversão para euros, são cerca de 15,8 mil euros.

Por outro lado, a escolha de não monetizar o vídeo ajudou a criar uma credibilidade maior para o tema abordado pelo youtuber que, no passado, teve outro vídeo viral conhecido sobre forma de um teste à maquilhagem da influencer Virginia Fonseca.

Exploração de menores nas redes sociais? Vídeo viral abre debate

Exploração de menores nas redes sociais? Vídeo viral abre debate

YouTuber brasileiro denunciou num vídeo na semana passada vários conteúdos nas redes sociais que expõem de forma indevida crianças e jovens. O seu vídeo, visto por 35 milhões de pessoas, já gerou ação.

Andrea Pinto | 10:47 - 13/08/2025

Reações ao vídeo

O vídeo partilhado por Felca foi, naturalmente, muito partilhado no Brasil e até o presidente do país, Lula da Silva, comentou o caso afirmando que o vídeo do youtuber “expôs crimes digitais”. A autora de novelas Gloria Perez também ecoou estas palavras, considerando o vídeo “mais que necessário”.

Em Portugal também houve quem reagisse ao vídeo, com o apresentador e locutor Nuno Markl a ter falado no respetivo perfil de Instagram sobre o vídeo.

“Até há dias eu não fazia ideia quem era o YouTuber brasileiro Fecla. Hoje digo-vos que o vídeo dele 'Adultização' é um dos vídeos de YouTube mais importantes do momento”, escreveu Markl numa publicação partilhada na rede social. ”Vivemos uma era estranha que cria vilões com base em preconceito - imigrantes, transsexuais, etc - para desviar a atenção de problemas graves”.

[Notícia atualizada às 10:00]

Leia Também: Exploração de menores nas redes sociais? Vídeo viral abre debate

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas