A área da Inteligência Artificial tornou-se uma das mais competitivas nos últimos anos e que tem levado as empresas tecnológicas (grandes e pequenas) não só a lançar funcionalidades com esta tecnologia, como também a reforçarem-se por via da contratação de talento especializado.
Atualmente, a OpenAI, a Microsoft, a Meta, a Google, a xAI, a Anthropic, a Perplexity e a Amazon são algumas das empresas mais relevantes nesta ‘corrida’ na área Inteligência Artificial e, ainda que umas sejam mais conhecidas do que outras, todas elas procuram estar na vanguarda do que é feito de mais inovador.
Elon Musk, o dono da xAI, acredita no entanto que há uma que tem mais hipóteses de liderar esta ‘corrida’ e aponta a Google como a ‘favorita’.
“No futuro previsível, as grandes empresas de Inteligência Artificial continuarão a prosperar, tal como a xAI. Há muito por fazer”, começou por escrever Musk. “À exceção de Inteligência Artificial no mundo real, a Google tem a maior vantagem computacional (e de dados), por isso tem a maior probabilidade de ser a líder”.
No entanto, Musk não deita ‘a toalha ao chão’ e acredita que isto “pode mudar em poucos anos”.
Serve recordar casos como o da OpenAI que, antes do final de 2022 era um nome relativamente desconhecido e que, com o lançamento do ChatGPT, se tornou um nome incontornável quando se fala de empresas tecnológicas dedicadas ao desenvolvimento de Inteligência Artificial. Da mesma forma, a chinesa Deepseek tornou-se (muito) mais conhecida no começo de 2025 com o lançamento do modelo R1.
Assim sendo, fica claro que é preciso pouco tempo para a situação mudar e tudo dependerá do quanto as empresas podem investir e do que fazem para se manter na dianteira.
For the foreseeable future, the major AI companies will continue to prosper, as will @xAI. There is just so much to do!
— Elon Musk (@elonmusk) August 13, 2025
Outside of real-world AI, Google has the biggest compute (and data) advantage for now, so currently has the highest probability of being the leader.
That may…
Leia Também: Grok acusa Musk de censura devido a suspensão na rede social X